CASOS CONCRETOS EMPRESARIALIII

900 palavras 4 páginas
CASO CONCRETO 1:
Augusto e Bernardo, em virtude de dívida contraída por aquele em favor deste, resolveram criar um documento que pudesse representar tal obrigação. Dessa forma, questionam você, famoso advogado dessa área:
1 - De que maneira o título de crédito se distingue dos demais tipos representativos de obrigação, quanto à cobrança e circulação do crédito? quanto a negociabilidade (circulação) e executarioridade do título.
2 - Porque o título de crédito é considerado, fundamentalmente, um título de apresentação? Para que a outra pessoa que vai pagar tenha certeza que é o do no do título de acordo com o princípio da cartularidade.
QUESTÃO OBJETIVA:
As principais características de um título de crédito cambial são:
C) negociabilidade, autonomia e literalidade.
CASO CONCRETO 2: Antônio emitiu uma nota promissória em favor de Bernardo, que circulou através de diversos endossos até chegar ao atual portador, que decidiu executar um dos endossantes, face à inadimplência do devedor original. Uma vez executado, o endossante apresentou exceção de pré-executividade, para demonstrar sua total incapacidade processual, já que que ele teve o título transferido de um incapaz, o que prejudicaria a cadeia de endossos.
1. A defesa deve ser acolhida pelo Juiz da causa?não. com base no princípio da autonomia, as obrigações são autônomas entre si. Não prejudicando as demais.
2. Determine o princípio cambiário aplicável ao caso em tela. autonomia
QUESTÃO OBJETIVA:
Assinale a assertiva correta sobre títulos de crédito.
C) Pelo princípio da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, a menos que o título tenha circulado. CASO CONCRETO 3: Um empresário que trabalha no ramo de venda a varejo pretende utilizar, nas suas operações a crédito, duplicatas ao invés de cheques, em virtude da alta taxa de inadimplência. Procura você para consulta acerca das diferenças básicas entre tais títulos. Responda ao

Relacionados