Caso1 Reabilita O Neurol Gica

4792 palavras 20 páginas
Doença de Alzheimer
Annie Burke-Doe

CASO 1
Uma mulher de 85 anos de idade foi avaliada por um neurologista devido à perda de memória de curto prazo. Recentemente, ela foi encontrada perambulando na vizinhança, em busca do caminho para casa. Sua filha descreveu que a paciente apresentou dificuldade na função cognitiva a partir da morte do marido, dois anos antes, e que a família atribuiu a dificuldade ao luto e à depressão. A filha relatou ainda que a mãe caiu muitas vezes nos últimos três meses, e mostrou-se mais cansada com as atividades. No exame cognitivo, a paciente não estava orientada para data ou mês, embora conseguisse identificar o dia da semana e a estação do ano. Conseguiu nomear o Estado, a região e a cidade, mas não a clínica em que estava sendo avaliada. Foi capaz de recordar três palavras imediatamente após serem ditas a ela, embora não tenha conseguido recordar qualquer uma depois de cinco minutos de distração. Pronunciou de forma correta as três primeiras letras de “mundo” de trás para a frente.
Conseguiu dar nome a um relógio de pulso, uma caneta e um agasalho, mas não conseguiu dar nome a um botão, uma luva e uma abotoadura. Desenhou corretamente um relógio, mas não foi capaz de ajustar os ponteiros para 9h15.
O exame neurológico geral nada revelou, exceto redução ao toque leve e vibração nas extremidades inferiores distais, bem como marcha levemente instável.
A paciente foi encaminhada para avaliação e tratamento com fisioterapeuta.


Com base na condição física da paciente, o que você antecipa em relação aos colaboradores para as limitações da atividade?
 Quais são as prioridades do exame?
 Qual é o prognóstico de sua reabilitação?
 Quais são os resultados mensuráveis mais apropriados para a disfunção cognitiva?  Quais são as possíveis complicações que interferem na fisioterapia?

6

CASOS CLÍNICOS EM FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA

DEFINIÇÕES-CHAVE
ANOMIA: incapacidade de nomear objetos
APRAXIA: incapacidade de executar ou

Relacionados