Caso zorba

Páginas: 8 (1780 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
As estratégias que contribuíram para o crescimento da empresa Zorba
A empresa Zorba foi fundada em 1944 por Moisés Kalika e Beçalel Kaleka, uma empresa do ramo têxtil que fabrica roupas íntimas masculinas. A Zorba surgiu primeiramente na cidade de São Paulo e foi se expandindo para outras cidades. Nos anos 80 a marca já havia se consolidado no Brasil, porém foi à partir da aquisição da Zorbapela multinacional Hanesbrands Inc. Em 2000 que a marca se tornou líder no mercado brasileiro.
Segundo o próprio site da Hanesbrands a empresa é líder no mercado de roupas casuais intimas e possui várias marcas com destaque mundial como a Hanes, Champion, Playtex, Bali, Zorba, entre outras. A Hanesbrands possui mais de 40 mil funcionários em mais de 25 países.
Embasado na descrição citada acimasobre a multinacional Hanesbrands fica evidente que ela é uma empresa muito forte mundialmente no setor têxtil e com isso justifica o crescimento da marca Zorba após sua aquisição.
Toda multinacional se destaca em relação às empresas por abranger mais lugares e ter estratégias especificas para cada local de atuação.
“A organização multinacional é uma federação descentralizada com distribuiçãode recursos e de responsabilidades que permite a cada operação internacional reagir de acordo com as diferenças locais.” (BARTLETT E GHOSHAL, 1989).
As multinacionais trabalham com várias estratégias para melhorar seus negócios, dentre elas podemos citar as estratégias de marketing, produção e logística. As estratégias de marketing são essenciais para a divulgação e aumento das vendas de umproduto, é preciso conhecer quem são os consumidores e identificar novos clientes.
A internet hoje se tornou uma grande ferramenta para se fazer marketing, é o que chamamos de marketing digital que nada mais é que as ações de marketing convencional intermediada por canais digitais, como a internet por exemplo.
Foi o que aconteceu com a Zorba após sua aquisição pela Hanesbrands, a empresatornou-se presente na internet e redes sociais.
Segundo o site Mundo das Marcas (2011), nos anos 70 a Zorba alcançou um grande sucesso, mas desta vez em sua linha de comunicação, uma estratégia de marketing que deu muito certo, a imagem de um passarinho saindo de dentro da cueca, essa imagem permitiu tratar o órgão genital masculino através de um personagem com sentimento, quebrando assim um enormetabu para a época em relação a um assunto tão íntimo. Daí em diante a Zorba lançou além de novas imagens para a marca diversas slogans que ficaram presentes na mente dos consumidores. Na figura 1 e 2 é possível observar as mudanças no logotipo e slogans ao decorrer dos anos.


FIGURA 1: Logotipos da Zorba

Os slogans
Vá de Zorba. (2010)
A todo movimento. (2004)
Mania de conforto.
Queragradar, dê Zorba. (anos 70)
FIGURA 2: Slogans da Zorba
Pode-se assim notar que A Zorba se preocupou em se manter na mente de seus consumidores através de imagens, slogans, estando presente nos meios digitais como a internet e as redes sociais e ainda divulgou fortemente sua marca na TV. Todas essas estratégias de divulgação foram essenciais para aumentar a popularidade da marca durante esses anos elevando em conta a importância do marketing nos dias atuais é possível afirmar que a Zorba foi feliz em suas estratégias.
Não é possível falar do crescimento da Zorba sem falar é claro da qualidade de seus produtos, a Zorba investiu fortemente em tecnologia na criação de novos produtos visando atingir novos perfis de consumidores como, por exemplo, os jovens e praticantes de esportes.
Em 2007,a marca inovou ao introduzir no mercado a ZORBA BAMBU, cuja fabricação leva 94% de fibra de bambu e 6% de elastano, destacando-se por ser mais macia, fácil de secar e por desbotar menos do que qualquer outro tecido. O marketing do novo produto era baseado no fato da cueca ser a primeira ecologicamente correta. Isso porque o algodão era originário de plantações que não empregavam agrotóxicos. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso zorba
  • Case zorba
  • Resenha O Zorba
  • Plano de Comunicação Zorba
  • Casos
  • Caso
  • caso
  • caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!