CASO VELLA

Páginas: 14 (3495 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014


Universidade Presbiteriana Mackenzie





OS AMBIENTES DE NEGÓCIOS E OS DESAFIOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA MARCA PRÓPRIA: O CASO DA VELLA





Ana Lívia Lima Peres
Brunno Gallo
Julia Parmezani
Victor Pedreira




São Paulo
1º Semestre 2014
1. Análise e apresentação do caso

1.1 Introdução
Era 18 de fevereiro de2012, no Rio de Janeiro, e a cidade já estava em pleno clima de Carnaval. Apesar de gostar da festa, Rafael tinha resolvido passar o fim de semana e o feriado em São João Nepomuceno, para conversar com calma com o seu pai, Seu Josué.
Há duas semanas, Rafael tinha voltado a falar com Igor, seu irmão, sobre a ideia de a confecção produzir sua própria marca de roupas masculinas de alto valoragregado, focada em um público específico, deixando de produzir para as grandes grifes. Tinha sido uma conversa fácil, bem diferente da expectativa que tinha em relação a tratar o assunto com o pai. No entanto, não estava disposto a desistir. Afinal, eles não eram os herdeiros? Não estavam se preparando para conduzir o negócio da família?
Por telefone, já tinha adiantado o assunto. Em quatro horas,no máximo, chegaria lá, e, com certeza, Seu Josué já estaria de plantão na varanda, à sua espera. A melhor coisa a fazer agora era pensar nos argumentos, enquanto dirigia. O primeiro pensamento que lhe vinha à cabeça era um trecho de um livro de Domenico De Masi, que dizia mais ou menos assim:
“[...] quem chega primeiro ocupa as principais posições na sociedade e o poder de projetar o futuropara si e pros outros. É isso que tá em jogo. O presente foi projetado há algum tempo por Bill Gates, que já dava por certo a Internet, a engenharia genética e a biotecnologia, enquanto eu perdia tempo tentando entender as suas vantagens.”

1.2 A origem da Vella
A história da indústria de confecções em São João Nepomuceno teve início na década de 1960, quando a Tecelagem Sarmento, que era aprincipal empregadora da cidade, começou a enfrentar problemas. Como consequência das crises, que se iniciaram em 1962 e se estenderam até 1973, houve uma forte onda de desemprego na cidade, atrasos no pagamento e, até mesmo, pagamento com tecidos.
Muitos funcionários e ex-funcionários trocavam os tecidos por dinheiro e alimentos, enquanto outros transformavam os tecidos em roupas para vender, demodo a arrecadar um pouco mais de dinheiro. A partir daí, sugiram várias pequenas confecções, que, aos poucos, foram absorvendo a mão de obra ociosa.
Uma dessas confecções foi a Vella, que teve início em 1984, quando o Seu Josué fez uma proposta de fusão para seu irmão Antônio, criando, então, uma confecção de roupas infantis.
Com o crescimento das confecções – tanto em número quanto emcapacidade de produção –, as vendas, que antes eram realizadas até pelo próprio empreendedor, passaram a ser feitas por representantes.
O trabalho dos representantes fez com que, em 1982, a Mesbla se aproximasse, estabelecendo contratos de compras com diversas confecções da cidade. A partir de então, muitos fabricantes, inclusive a Vella, passaram a concentrar suas vendas nesse grande magazine, quefornecia as especificações de produtos, determinava o nível de qualidade e o nível tecnológico de máquinas e equipamentos. Em contrapartida, aos poucos, os empresários adquiriam know-how, capacitavam a mão de obra e aprimoravam a qualidade, especializando-se na etapa de produção.
Quando a Mesbla entrou em concordata, em 1996, a maioria das confecções da cidade vendia exclusivamente para ela.Nesse ano, as confecções de São João Nepomuceno enfrentaram uma forte crise, provocada pelo processo de falência. As remanescentes desenvolveram estratégias como
buscar empresas com marcas consolidadas dispostas a produzir na cidade. Assim, muitas empresas começaram a produzir para grifes como Zoomp, Triton, Fórum, Cantão, Lápis de Cor, Bora Bora, Ecletic, Liliputi, Aldeia dos Ventos, Alphabeto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de Caso Vella
  • cartucho de vella benta
  • Casos
  • Caso
  • caso
  • caso
  • casos de
  • Caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!