Caso sabão em po

Páginas: 5 (1243 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
Um novo concorrente no segmento de sabão em pó e amaciantes de roupas
A história da Softness teve início em 2012, quando sua fundadora decidiu abrir uma pequena fábrica de sabões. Ao entrar no mercado brasileiro, a maior dificuldade para a Softness foi enfrentar uma concorrência estabelecida há mais de meio século, formando verdadeiros monopólios nas categorias, principalmente em detergentesem pó. l A entrada da Softness nessas áreas foi essencial para estabelecer um ambiente de concorrência, resultando na melhoria da qualidade desses produtos.

Mercado brasileiro de sabão em pó e amaciantes
O mercado brasileiro de sabão em pó movimenta, anualmente, cerca de R$ 1,5 bilhão. E o potencial de crescimento é expressivo. O consumo per capita anual no país é uma média de 3,65 kg,enquanto a média da América Latina é de 4,26. Nos Estados Unidos, cada consumidor utiliza, por ano, uma média de 5,47 kg de sabão em pó. Na Europa, esse índice chega a 8,4 kg. Trata-se de um segmento de grande importância para o crescimento da empresa no Mercado brasileiro - considerado uma das prioridades da estratégia da Softness.
Nossos principais concorrentes são:
Omo: Branqueador e amacianteAriel: produto de desempenho Premium para a remoção de manchas;
Ace: alto desempenho, recuperando a brancura e tirando o encardido das roupas.
Bold: sabão em pó que contém amaciante
Pop: usado para a limpeza em geral

A superioridade do produto, contudo, não seria suficiente para garantir seu sucesso. De fato, não são poucos os exemplos de produtos de qualidade superior que - por falta deum planejamento adequado de marketing deixaram de conquistar um papel de destaque no mercado. Diante da necessidade de modificar hábitos arraigados das consumidoras - transmitidos através das gerações - a estratégia de lançamento teria que ser cuidadosamente desenvolvida. Afinal, era preciso convencer as consumidoras de que era possível obter roupas totalmente limpas sem a necessidade de deixá-lasde molho, de usar produtos adicionais como alvejante e pré-lavagem e com amaciante não na sua composição mas sim em um produto liquido porém na mesma embalagem .
O mercado
O primeiro passo era conhecer melhor a consumidora e seus hábitos na lavagem de roupa. A maior parte das donas-de-casa que possui máquina de lavar que não faz a lavagem de roupa de forma totalmente automática. Cerca de 90%esfregam as peças mais sujas à mão, mais de 60% necessitam da ajuda de produtos auxiliares - como sabão sólido, alvejante e de pré-lavagem - e mais de 50% deixam a roupa de molho por um tempo superior ao dos programas de lavagem das máquinas. As consumidoras gastam, em média, três horas na lavagem, chegando a usar até oito produtos diferentes nesse processo.
Essa realidade entrava em conflito como novo papel da mulher na sociedade. Cada vez mais elas estão trabalhando, estudando e passando a maior parte do tempo fora de casa. Em 1970, 20,9% das mulheres brasileiras trabalhavam fora de casa. Em 1990, esse percentual aumentou para 35,5% e, em 1995, atingia 40,4% segundo dados do IBGE. Quando as donas de casa dedicavam-se exclusivamente às tarefas do lar, a lavagem de roupa era a que maisexigia esforço com várias etapas: esfregar, deixar de molho , "quarar" ao sol, esfregar novamente e só então colocar no varal. Um processo demorado, complicado e manual.
As mudanças no papel feminino tornaram as consumidoras mais exigentes quanto à qualidade e à praticidade dos produtos que compram. E os lançamentos que facilitam as atividades das donas de casa sucederam-se numa velocidadeimpressionante - como o forno de microondas, os bancos 24 horas ou as compras via Internet. Mas as pesquisas indicavam que as transformações que vinham revolucionando as atividades domésticas só chegavam timidamente à lavagem das roupas. Com Ariel, esse quadro começaria a ser mudado. A proposta do produto é lavar a roupa com melhores resultados e de uma maneira mais simples, diminuindo o esforço que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sabão em pó
  • sabão em pó
  • Sabão em pó
  • Sabão em pó
  • Sabão em pó
  • Sabão em Pó
  • Estratégias de Precificação Sabão em Pó
  • Estrutura de Mercado Sabão em Pó

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!