Caso John R Darsee - Fruade em Pesquisa

538 palavras 3 páginas
Caso - John R Darsee - Fraude em Pesquisa
O Dr. John R. Darsee era um médico e pesquisador da Universidade de Harvard/EUA, tido com um dos mais promissores cientistas na área cardiovascular dos Estados Unidos. Ele era membro da equipe do Prof. Eugene Braunwald, um dos mais reconhecidos cardiologistas do mundo. Vale lembrar que o Prof. Braunwald era autor de dois dos 23 trabalhos citados pelo Prof. Henry Beecher como exemplos de pesquisas eticamente inadequadas. Estes trabalhos do Prof. Braunwald, revelados no livro de David Rothman, foram realizados em 1957 e 1960.
Em 21 de maio de 1981 foi descoberto que o Dr. Darsee havia incluído dados obtidos neste mesmo dia como se tivessem sido coletados semanas antes. O Prof. Braunwald e o seu assistente Prof. Robert Kloner, ambos com inúmeras publicações conjuntas com Darsee, notificaram as autoridades da Universidade de Harvard sobre o ocorrido. O Instituto Nacional de Saúde (NIH), que era a instituição que dava suporte para a pesquisa, não foi notificado.
No segundo semestre de 1981, o Instituto Nacional de Saúde (NIH) fez uma auditoria nos dados de um importante estudo que estava sendo realizado e verificou que os dados provenientes do grupo do Prof. Braunwald eram bastante diferentes dos demais centros envolvidos. Uma auditoria foi realizada pelo Prof. Richard Ross, da própria Universidade. As conclusões, após um rápido período de coleta de dados, foram de que as ações de controle do grupo de pesquisadores estavam adequadas.
O Prof. Howard Morgan, da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado da Pennsylvania, foi nomeado pelo diretor do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHBLI) para fazer uma avaliação independente do que havia ocorrido. O Prof. Morgan fez uma averiguação minuciosa sobre todos os fatos e avaliou todos os dados estatísticos gerados por Darsee.
Concluiu que vários trabalhos, especialmente cinco produzidos em co-autoria com Braunwald e Kloner, tinham graves irregularidades. No

Relacionados