Caso hipertensão

Páginas: 7 (1610 palavras) Publicado: 1 de março de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE MEDICINA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO




Módulo: Nutrição Clínica I





CASO CLÍNICO:
HIPERTENSÃO ARTERIAL



Discentes: Erica Silva
Sabrina Costa Pereira







Uberlândia
2013
1.0 CONTEXTO GERAL

1.1 Identificação do paciente

Paciente V.D.G.C., 63 anos, branca, sexo feminino, separada, natural e procedentede Uberlândia – Minas Gerais. Aposentada, possuindo ensino superior completo.

1.2 Queixa principal
Edema na região peritoneal.

1.3 História da Doença atual

Na entrevista realizada no dia 25 de janeiro de 2013, a paciente V.D.G.C. relatou que a mais de cinco anos realiza diálise peritoneal todos os dias. A do tipo Diálise Peritoneal Noturna (NIPD): a diálise é realizada a noite pelacicladora, enquanto o paciente dorme, por um período de 8 a 10 horas. Durante o dia a cavidade abdominal fica vazia. Porém de um mês pra cá, a mesma afirmou ter inchaços (edemas) na região peritoneal e nas pernas, devido ao “entupimento” do cateter da diálise peritoneal, por fibrinas. (Fibrinas: proteínas fibrosas envolvidas na coagulação de sangramentos). Desta forma a paciente não estava conseguindorealizar as diálises em sua residência, ocasionando o quadro de edema. Assim por esses edemas persistirem a paciente procurou ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia HC-UFU.
A paciente deu entrada ao HC-UFU no dia 10/01/2013 para realizar uma cirurgia, de troca de cateter, apresentando assim um quadro de peritonite, foi realizado cirurgia para colocar um cateter na pernadireita, esse veio a inflamar, foi decidido trocar o cateter do peritônio, para voltar a utilizar essa via, que é a mais aceita pela paciente. O diagnostico primário da paciente foi insuficiência renal crônica, e posteriormente a este fato, também recebeu outro diagnostico de hipertensão arterial. A mesma toma medicamente para o controle da hipertensão (Hidralazina Cloridrato, Espironolactona) e deacordo com o prontuário a ultima aferição apresentou um valor de 120/80mmHg (milímetros de mercúrio), estando dentro do padrão.
No dia da entrevista a paciente encontrava-se consciente, sentindo fraqueza, justificada pelo fato de estar de jejum, pois iria para o centro cirúrgico em questão de minutos, estava acompanhada de uma amiga que ajudou na busca de informações sobre o caso. De acordo comelas, a paciente encontrava-se em um estado melhor comparada ao dia que internou. No dia anterior ao da entrevista, ela estava com uma dieta livre hipossódica. A paciente referiu que seu peso habitual fica entre 46 a 50 kg.
1.4 Antecedentes pessoais e hábitos de vida

A paciente afirmou que não apresentar nenhum tipo de enfermidade, como diabetes, obesidade, câncer, doença cardíaca, dislipidemiae entre outros problemas além da doença atual. Além disso, afirmou que consegue se levantar, ir ao banheiro e alimentar-se sozinha. Não pratica nenhum tipo de atividade física, não consome bebidas alcoólicas e tabaco.
Em relação à alimentação a paciente relatou fazer normalmente de 4 a 5 refeições por dia. No ambiente hospitalar, relatou se alimentar mal.

1.5 Antecedentes familiaresSegundo a paciente, os seus parentes de primeiro e segundo grau também não apresentam nenhum tipo de enfermidades já citadas anteriormente.

1.6 Condições Socioeconômicas

De acordo com a paciente, foi constatado que esta possui ensino médio completo, aposentada, e quem contribui para a renda familiar em sua residência é a mesma e seu filho.

1.7 Hábito intestinal

A paciente referiu no diada entrevista que o hábito intestinal apresentava-se irregular, evacuando de 3 em 3 dias, relatou episódios de náuseas ou vômitos dias anteriores.

2.0 CONTEXTO ESPECÍFICO
2.1Avaliação alimentar
2.1.1Ingestão hídrica, Aversões e Alergias alimentares

A paciente afirmou não possuir aversões alimentares, nenhuma alergia alimentar e gosta muito de legumes. Além disso, foi referido que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso clinico hipertensão arterial
  • Estudo de caso hipertensão
  • CASO CLÍNICO
  • Estudo de caso (hipertensão)
  • Estudo de caso: Diabetes e Hipertensão
  • caso clinico
  • Caso Clinico de Hipertensão Arterial
  • Estudo de caso hipertensão pulmonar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!