Caso gloria

Páginas: 2 (488 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
CASO GLÓRIA
( CARL ROGERS )

Uberlândia , 08 de abril de 2013
RELATÓRIO

Carl Rogers, gravou a sessão de psicoterapia com a devida permissão da cliente “Glória”, para estudos,demonstrando seu método psicoterapêutico, centrado no cliente, desenvolvendo uma relação de confiança, para que a paciente encontre sozinho seu crescimento psicológico.
Rogers tinha o objetivo de criar oclima, o relacionamento e a condição apropriados ao processo de mudança terapêutica e se perguntava que condições seriam essa? Como será que posso ser verdadeiro no relacionamento? Será que meperceberei gostando desta pessoa? Serei capaz de entender o mundo interno dessa pessoa? Serei capaz de sentir e expressar o que está acontecendo com ela no momento exato?
Na gravação, Rogersprocura promover a autonomia da cliente para que ela possa decidir sobre os seus problemas e como poderá resolvê-los, pois a terapia não uma forma de fazer algo para a cliente ou de induzi-la a fazer algosobre si mesmo. É um processo de libertá-lo para um amadurecimento e um desenvolvimento, de remover obstáculos que a impeçam de avançar. Quando Glória diz: “gostaria de uma resposta sua, se afetariaa filha , o fato de falar a verdade ou não. Quero que o senhor me livre dos meus sentimentos de culpa por mentir, vou sentir mais aliviada”. Para respondê-la, Carl Rogers disse-lhe: “ Não quero quefique cozinhando em seus sentimentos, mas sinto também que isso é uma coisa pessoal que eu não poderia responder por você, mas lhe asseguro que farei tudo para ajuda-la a achar uma resposta.Mostrando assim, a possibilidade da busca por suas próprias respostas.
Rogers se preocupava com a compreensão empática, demonstrando também no diálogo respondido à Glória: “ creio que vejo diferente,que você quer parecer perfeita, mas isso significa muito. É importante para você ser uma boa mãe e você quer parecer ser uma boa mãe mesmo que alguns de seus sentimentos divirjam desse objetivo.”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Caso Glória
  • Caso "Glória"
  • Resenha Caso Glória-Perls
  • Fenomenologia- Caso Gloria
  • O Caso Glória
  • Notas do caso gloria
  • Análise vídeo perls sobre caso glória
  • Problema do caso "Glória de Los Ángeles Treviño Ruiz"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!