caso fox

Páginas: 7 (1673 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
1). Observe a trajetória da volkswagen no Brasil e analise o cenário atual. Levante as forças e fraquezas da empresa e as oportunidades e as ameaças do setor. Proponha uma estratégia e justifique.


O atual momento da Volkswagen do Brasil é de mudanças. Ainda que o grupo VW permaneça na 1ª posição, a força da marca tem diminuído, dando assim espaço para os novos concorrentes. Mesmo assim aempresa consegue destacar-se pela qualidade mantendo seu lucro em alta.
Analisando o cenário atual podemos observar que para ela se manter sempre a frente necessita agilidade na tomada de decisões, para não perder participação de mercado, conhecer as necessidades, desejos e comportamentos do consumidor, para que isso acarrete num melhor desenvolvimento dos novos produtos.

Forças :

*Lançamentode novos produtos, utilização de pesquisas de marketing, para satisfazer seus clientes.


*Com o sucesso ao novo produto, no caso do FOX, não deixou de efetuar pesquisa para avaliar satisfação dos primeiros compradores do produto, e muito menos a inovação.

*Garantiu a satisfação através de pesquisas, atendendo a um nicho de mercado diferenciado. Ex: CrossFox, para atender os aventureiros.Fraquezas:
*- A empresa não conhecia direito o perfil de seus consumidores;

*- A criação de um novo modelo de carro leva no mínimo 3 anos, tempo demorado, para atender uma demanda cada vez mais exigente.

* Oportunidades:
*- Reposicionamento, conhecer profundamente as necessidades, desejos, aspirações e comportamento do cliente;*Criação de carro em tempo Recorde, devido as melhorias tecnológicas;


*- A Volwswagen pode ampliar seu polo de exportação mundial.

*- Mercado automobilístico significativo no Brasil.

*- Facilidade nas formas de pagamentos.

Ameaças:
*Perder participação no mercado, devido ao posicionamento apresentando, lançamento de carro 2 portas, mesmo com pesquisas sinalizando preferência doconsumidor ao modelo de 4 portas;

*Valorização da moeda brasileira comprometendo a competitividade da exportação ao mercado europeu, com isso perdeu lucratividade;

*Países emergentes.As multinacionais têm pulverizado seus investimentos entre China, Leste Europeue Índia para baixar os custos e continuarem competitivas

*Elevadas cargas tributárias do país;
*Fortes concorrentes, crisesfinanceiras e mercado instável.
Estratégia:
As principais estratégias adotadas seriam:
• Pesquisas quantitativas e qualitativas, para analisar a visão dos consumidores sobre a empresa. Após resultados, verificar se a visão dos mesmos, para saber se está de acordo com o posicionamento real. Reposicionando o produto, para superara a satisfaçãodos consumidores finais.
• Pesquisas para estar atento as necessidades e desejos e o comportamento de compra do consumidor, mantendo um canal de relacionamento com os mesmos.
• Justificativa:
A pesquisa de marketing continua sendo a estratégia mais eficaz e eficiente para conhecer os desejos dos clientes e assim conseguir satisfazer esuperar suas necessidades.
Feito a pesquisa o ideal seria um reposicionamento, visando produzir exatamente aquilo que meu publico alvo necessita e deseja. Visando assim a satisfação dos mesmos e aumentando o lucro da empresa.
Inovar e força de trabalho são as palavras chaves para o desenvolvimento e sucesso no mercado. Equipamentos novos, tecnologia avançada novas fusões, investir em carros paraa população de menos poder aquisitivo, etc.
É essencial recuperar e efetuar a manutenção de todos aqueles setores que são importantes dentro da organização, como, vendas diretas, facilidade para obtenção de veículos, através de consórcio, SAC, pós vendas. Para manter a fidelidade do cliente, e surpreendê-lo sempre.


2). Ao olhar o macro e o microambientes, qual posicionamento você...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caso fox
  • Caso fox
  • caso fox
  • Caso fox
  • Caso fox
  • Apresentac3a7c3a3o Caso Fox Volkswagen
  • Resposta caso fox
  • Estudo de caso FOX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!