Caso concreto 1 S.Juridica

291 palavras 2 páginas
Caso Concreto 01
A importância da sociologia jurídica na sociedade

É visto hoje que a sociedade está evoluindo cada vez mais para um nível de pessoas mais intelectuais com uma dinamização, onde os mais capacitados se iram sobressair sobre os menos capacitados(melhores empregos, melhores salários e um padrão de vida elevado). A busca por uma sociedade mais justa e igualitária para todos é o maior desafio para nossos representantes. No campo legislativo, estes precisam buscar o que está ocorrendo no grupo, para uma melhor disciplinamento, com leis mais justas e igualitárias, sem conhecer a realidade social é impossível elaborar leis eficazes. Na magistratura a sociologia política procura aplicar o Direito compatível com as necessidades sociais, a aplicação da lei por se só não basta em um Estado de Direito de lei e sim com a finalidade de fazer justiça social. Para os demais profissionais de Direito e sociedade em geral, o Direito não pode ser apenas um conjunto de normas estáticas, mas um fato, uma realidade social, tendo as normas que se adaptar para não perder a eficácia.

Caso 2

A) A norma existe para ser respeitada, mas que toda norma deve ser interpretada de forma possível para um Direito mais justo.Quando o juiz no caso concreto interpretou que o melhor para a mãe seria não por risco sua vida.

B) O juiz a interpretar a norma deve levar em consideração a sociedade, sua cultura, seus costumes, baciando-se no momento histórico procurando preencher as lacunas da lei. Procurando ao máximo o bem comum, comumente com seus elementos; a liberdade, a paz, a justiça, a vitalidade social, a solidariedade e a cooperação.

Resposta certa D

Relacionados