caso concreto 06 história

Páginas: 3 (625 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2013

Caso 1
 
Analise a seguinte afirmativa: 

Ainda que o imperador D. Pedro II entendesse que a questão da emancipação dos escravos no Brasil devesse ser tratada com a cautela necessária no quese referisse aos interesses da agricultura e do instituto da propriedade, a lei do Ventre Livre e a Lei Áurea propunham em seus textos a extinção definitiva e imediata do trabalho escravo, sem que sefizesse qualquer referência a possíveis indenizações que pudessem vir a ser concedidas aos proprietários de escravos pela emancipação dos mesmos.  Esta afirmativa está CORRETA ou ERRADA? Justifique.Errada, a Lei do Ventre Livre não propunha em seus textos a extinção definitiva e nem imediata dos escravos,os filhos das escravas quando completava oito anos, os senhores de suas mães, optavam emreceber do Estado uma indenização ou utilizavam do serviço do menor até ele completasse vinte um anos de idade.

Primeira questão objetiva: 

No que se refere a alguns dos principais dispositivos daLei dos Sexagenários (lei 3.270 de 28/09/1885), é CORRETO afirmar que:
A ? O objetivo fundamental desta lei era promover a imediata emancipação de todos os escravos nascidos a partir da data de suaedição e de todos os escravos do sexo feminino que, nesta data, tivessem 60 anos ou mais de 60 anos.
B - O processo de emancipação dos escravos, segundo o texto desta lei, incorreria em pagamento deindenização, por parte dos proprietários, ao governo Imperial, a título de recomposição do patrimônio da Coroa, privada, ao longo de muito tempo, da devida arrecadação do tributo que incidia sobre aposse de cada trabalhador escravo.
C ? A emancipação dos escravos com idade compreendida entre 60 e 65 anos, segundo esta lei, somente ocorreria após a realização de leilão público em que a vendadestes escravos serviria para cobrir os custos de suas alforrias.
D ? Era permitida a remissão dos serviços devidos pelos escravos com idade entre 60 e 65 anos, mediante o pagamento de valor que não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso concreto 06
  • CASOS CONCRETOS 01
  • Meu Caso Concreto 06
  • Caso concreto 06 direito
  • Caso Concreto 06
  • Atividade estruturada caso concreto 06
  • IED Caso Concreto 02 A 06
  • Caso concreto 4 historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!