caso clinico

Páginas: 7 (1560 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Publicado em 29 de outubro de 2010 em Saúde e Beleza
INFECÇÃO GÁSTRICA HUMANA: GASTRITE CAUSADA PELA BACTÉRIA HELICOBACTER PYLORI
 



INFECÇÃO GÁSTRICA HUMANA: GASTRITE CAUSADA PELA BACTÉRIA HELICOBACTER PYLORI


HUMAN GASTRIC INFECTION: GASTRITIS CAUSED BY BACTERIUM HELICOBACTER PYLORI

Genilson Geraldo dos Santos 
Acadêmico do curso de graduação em enfermagem da faculdade CampoLimpo Paulista ( FACCAMP) do 6º semestre.
Descritores: Helicobacter Pylori, Gastrite, Gastrite crônica, Adulto.

INTRODUÇÃO

A gastrite induzida pelo H. Pylori é uma das infecções mais comuns na espécie humana, comprometendo cerca de metade da população mundial (1).
A prevalência da infecção pelo H. Pylori varia com a idade, o nível socioeconômico e a raça. Estudos sorológicos demonstraram quea prevalência de infecção por H. Pylori aumenta com a idade e é maior nos países em desenvolvimento (2).
Diferentes estudos indicam que as doenças gástricas estão fortemente relacionadas a fatores ambientais, como a infecção pelo Helicobacter Pylori, que leva a processo inflamatório com consequente indução de danos oxidativos, que podem estar relacionados a condições pré-neoplásicas (3).
Ainfecção por Helicobacter Pylori está presente em, aproximadamente, metade da população mundial (4). A descoberta da bactéria, descrita em relato publicado em 1983, estabeleceu sua associação com inflamação gástrica(5). Estudos subsequentes reconheceram a infecção por H. Pylori como o principal fator causal de gastrite crônica e como fator associado de risco para úlcera péptica, câncer gástrico elinfoma MALT ("mucosa associated lymphoid tissue") gástrico (6) . 
Na maioria dos indivíduos infectados pelo H. Pylori, a inflamação é confinada à mucosa do antro gástrico. Por outro lado, em alguns indivíduos, a inflamação pode comprometer o corpo gástrico, levando à pangastrite, que pode evoluir para vários graus de atrofia, com consequente redução da produção de ácido clorídrico. Estes eventos sãopresumivelmente precursores do câncer gástrico (7).
Como somente uma minoria (< 1%) dos indivíduos infectados pelo H. Pylori desenvolve câncer gástrico, suspeita- se de que fatores como a expressão de produtos bacterianos específicos, levando a diversos graus de resposta inflamatória, com diferentes frequências de danos no DNA, possam estar relacionados à carcinogênese gástrica (8). 
No Brasil,ainda não foi realizado um estudo de base populacional, apenas estudos com populações específicas, mas que contribuíram para o entendimento do comportamento da prevalência da infecção em diferentes regiões (4).
GASTRITE 
O termo gastrite significa, literalmente, a reação inflamatória da parede do estômago. Quando primária, a inflamação irrita a mucos. Quando associada a doenças inflamatóriassistêmicas, infecciosas ou não, o processo pode se vê ás outras camadas do órgão, como na sífilis, tuberculose, micoses profundas, doença de Cronh. Quando usada sem outras especificações, o termo gastrite se refere a processo inflamatório primário da mucosa gástrica. Na linguagem, com tudo o termo costuma ser usado de modo amplo para indicar estados clínicos acompanhado de queimação ou dorepigástrica, desconforto abdominal sintomas esses nem sempre associados a infiltrado inflamatório na mucosa gástrica. Como tais manifestações nem sempre implicam a existência de gastrite e, portanto, não tem relação com a existência de infiltrado inflamatório na mucosa gástrica esses quadros são muitas vezes rotulados de dispepsia funcional. Dentro dessas condições, dispepsia funcional constitui entidadeclinica e gastrite, condição histopatológica sem quadro clinico especifico e, em certos indivíduos, assintomáticos (9).
GASTRITE CRÔNICA
É a forma mais comum de gastrite e caracteriza-se por reação inflamatória da mucosa com infiltração de leucócitos mono e polimorfo nuclear, em proporção e intensidade variáveis. O exsudado pode ser difuso ou focal, acometendo uma região inteira ou diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caso clinico
  • Caso clinico
  • caso clinico
  • caso clinico
  • Caso clínico
  • Caso Clínico
  • caso clínico
  • caso clinico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!