Caso clinico-fratura de tíbia e fíbula

Páginas: 13 (3137 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Avaliação do Paciente
* Dados Subjetivos e Objetivos:
O.O.A,58 anos,Sexo Masculino,Porteiro de Condomínio,Solteiro,não tem filhos,Médico responsável:Dr. Silvio Cesar Carvalho.
* Encaminhamento Médico do Paciente:
* Encaminho paciente para serviço de fisioterapia devido fratura do terço distal da tíbia fixada com 1 haste e 6 parafusos.
* Histórico da Lesão:
* Paciente foiatropelado quando voltava do serviço a 8 meses atrás,tendo uma fratura de tíbia e fíbula, cinco dias após o acidente foi submetido a uma cirurgia do terço distal da tíbia .Teve uma recuperação significativa,nesse período fez uso de antibióticos e depois de 3 meses foi encaminhado a fisioterapia.

* Entrevista-Anamenese:
* Dor na região do tornozelo apenas quando faz muito esforço (quando andaMuito)
* Queixa-se de inchaço (edema) no tornozelo com mais intensidade depois de andar.
* Trabalhava sem dor, tinha vida social mais ativa, andava de bicicleta. Não fuma a muitos anos.
* Espera viver sem dor, e aproveitar a vida da melhor forma.
* Paciente entende pouco sobre a fratura,relatou ter visto por meio da imagem do raio-X a lesão da tíbia que abria o osso de cima abaixo por isso foi feita a cirurgia para a colocação da platina.
* O paciente está limitado a colocar uma perna em cima da outra com muita,pois sente uma pequena visgada ao tentar fazer essa manobra.Anda normalmente sem muletas,mais para longa distancia usa uma bengala por precaução.Não faz nenhuma atividade física.

Definição da Patologia
A Tíbia é o osso longo que mais se fratura.Suaposição subcutânea na fase Antero –medial da perna torna-se também extremamente vulnerável a exposição do foco de fratura.Em condições normais ,a tíbia é constituída de osso cortical denço e estruturado para suporte de peso e recoberto por músculo nas suas faces ântero-lateral e posterior.A Fibula, que participa ativamente da articulação do tornozelo,está intimamente ligada á tíbia através damembrana interóssea,tornando-a,então,um importante elemento de estabilidade nas fraturas dos ossos da perna.
A diáfise da tíbia fratura-se por trauma direto na perna ,ou por trauma indireto ,por força de torção a ela transmitida,estando o pé fixo no solo.As lesões de trauma direto frequentes nos acidentes de trânsito,nos atropelamentos e nas agressões por armas de fogo.Devido á grande energia cinéticado trauma,são comuns os desvios inicias graves e as lesões de partes moles que, não raramente,determinam exposição do foco.O traço da fratura é,na maioria das vezes ,transverso ou cominutivo.
A fratura da diáfise da tíbia apresenta como sintoma mais evidente dor intensa que,habitualmente ,impede deambulação.Na topografia do foco da fratura,observam-se edema e,quando presente,deformidade.Nasfraturas causadas por trauma de alta energia,a instabilidade é mais evidente em razão da maior lesão de partes moles adjacentes ao foco.No outro extremo estão as fraturas da tíbia com fíbula íntegra,em que os desvios e a estabilidade são menores.
(A.P) (Perfil)
Tratamentos:
No caso desse paciente iremos priorizar a queixa principal .Nosso prioridade é tirar a dor,diminuir o edemae fortalecimento dos músculos.para isso usaremos o tratamento de Crioterapia para dor e edema e exercícios musculares para o fortalecimento.

Crioterapia
A crioterapia tem várias indicações e técnicas. É bem documentada e utilizado o método universalmente conhecido como PRICE(proteção,repouso,gelo,compressão e elevação)para lesões agudas.
O objetivo é diminuir a hipoxia secundaria o edema, ador, o metabolismo e a temperatura. A dor diminui pela redução dos impulsos dolorosos transmitidos pelos nervos periféricos e por interferir com a transmissão desses impulsos para o cérebro. O controle do edema é a medida de tratamento mais importante a ser adotada ao longo de todo o processo de recuperação.
Fortalecimento Muscular:
A fisioterapia dispõe de vários tipos de exercícios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fraturas de tíbia e fíbula proximais
  • ESTUDO DE CASO FRATURA EXPOSTA DA TÍBIA
  • FRATURA DE TIBIA
  • CASO clinico
  • caso clinico
  • Caso clinico
  • caso clinico
  • caso clinico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!