Caso clínico sobre hiv

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

CASO CLÍNICO

FEIRA DE SANTANA BA- 2012
FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA
Componentes:

CASO CLÍNICO

Trabalho solicitado pela docente para os alunos do 6° semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Anísio Teixeira,

FEIRA DE SANTANA BA-2012
Evolução
Cliente 42 anos, sintomático para AIDS, compareceu a unidade para confirmar diagnóstico de HIV. Veioacompanhado do irmão onde referiu relação homossexual, múltiplos parceiros e usuário de drogas. Realizou sorologia para HIV em Araci onde deu resultado positivo, informou ainda pneumonia e o estado geral do paciente estava bem debilitado. Após +/- 40 minutos entregue resultado positivo para HIV confirmando diagnóstico.
A- Prescreva a fisiopatologia do HIV:
A fisiopatologia da AIDS é complexa, como é ocaso de todas as síndromes. Em última instância, o HIV causa a AIDS, esgotando linfócitos CD4 + T helper. Isto enfraquece o sistema imunológico e permite as infecções oportunistas. Linfócitos T são essenciais para a resposta imune e sem eles, o corpo não pode lutar contra as infecções ou matar as células cancerosas. O mecanismo da depleção de células CD4 + T difere nas fases agudas e crônicas.Durante a fase aguda, a lise celular induzida pelo HIV e morte de células infectadas por células T citotóxicas contas para CD4 + T depleção de células, embora a apoptose pode também ser um fator. Durante a fase crônica, as conseqüências da ativação imune generalizada juntamente com a perda gradual da capacidade do sistema imunológico a gerar novas células T aparecem para dar conta do declínio lento emCD4 + número de células T.

B- Comente sobre as principais manifestações clínicas do paciente sintomático.
Com o frequente ataque, as células de defesa começam a funcionar com menos eficiência até serem destruídas. O organismo fica cada vez mais fraco e vulnerável a infecções comuns. A fase sintomática inicial é caracterizada pela alta redução dos linfócitos T CD4 glóbulos brancos do sistemaimunológico, que chegam a ficar abaixo de 200 unidades por mm³ de sangue. Em adultos saudáveis, esse valor varia entre 800 a 1.200 unidades. Os sintomas mais comuns são: febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento. A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, no caso do paciente ele estava com pneumonia segundo referiu o irmão.
C- Elabore um quadro descrevendo a condutaao paciente positivo fazendo relação carga viral e CD4.

CARGA VIRALÉ a quantidade de HIV no sangue circulante. Indica a quantidade de cópias de HIV em um mililitro de sangue. Quanto mais o HIV se multiplica no organismo, mais a carga viral se eleva. Níveis altos sugerem riscos de evolução da Aids e baixa do CD4. A carga viral é medida em número de cópias (por exemplo: 10.000 cópias por ml desangue). Ela é considerada “indetectável” quando está tão baixa que os testes utilizados atualmente não a podem medir: há diferentes tipos de testes, mas alguns não conseguem detectar quantidades menores do que 400-500 cópias de HIV. | CD4A contagem de cd4 é a medida da quantidade de células Cd4 em um milímetro cúbico de sangue. Uma porcentagem de cd4 entre 500 e 200 indica que o sistema imunológicofoi danificado, significa dizer que aumentam os riscos de doenças relacionadas à AIDS que são doenças oportunistas. Em adultos saudáveis, esse valor varia entre 800 a 1.200 unidades. |

O paciente em questão foi encaminhado a retornar ao CTA para consulta com infectologista e realização dos exames de carga viral e CD4 a fim de avaliar a situação do seu sistema imune.
D- Tendo em vista o casoclínico elabore um plano assistencial, tendo como parâmetro:

Resultado positivo
No Brasil existe um consenso elaborado por técnicos do Ministério da Saúde, que indica parâmetros para início do tratamento. Segundo o documento, devem-se dar medicamentos quando a carga viral superar 100.000 ml e CD4 tornar-se inferior a 500mm³. Pessoas com CD4 maior que 500/mm³ só devem iniciar a terapia quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso clinico sobre tuberculose
  • Caso Clínico sobre Enfisema
  • Pdf sobre personalidade tipo c
  • Resenha caso clínico sobre uso de anfetaminas
  • ASPECTOS CLÍNICOS DA INFECÇÃO PELO HIV
  • CASO clinico
  • caso clinico
  • Caso clinico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!