Caso clínico Inflamação

Páginas: 20 (4930 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
CASO CLÍNICO
Em janeiro deste ano o paciente J.F. 42 anos, apresentou um abscesso na gengiva e em poucos dias passou a apresentar febre e complicações cardíacas. A lâmina em questão se refere ao miocárdio deste paciente onde a presença de infiltrado de neutrófilos e necrose – microabscessos – e colônias de bactérias, permitindo o diagnóstico de miocardite bacteriana.
PERGUNTAS
1) Qual o tipode necrose é essa?
2) Por que o abscesso na gengiva evolui para miocardite? E qual o caminho?
3) Por que houve extravasamento de neutrófilos e plasma? E por que estão em grande quantidade?
4) Por que o músculo está se desmanchando?
5) O que o abscesso?
6) Macroscopicamente e clinicamente quais serão as alterações?
7) Qual o mecanismo de saída dos neutrófilos?
8) Qual o tipo de inflamação?Qual o mecanismo dessa inflamação?
9) Esse evento é semelhante ao infarto agudo?


OBJETIVOS
Compreender alterações microscópicas da lâmina;
Mecanismos da inflamação;
Causas da miocardite;
Mediadores químicos da inflamação;
Eventos da inflamação: celulares e vasculares;
Quimiotaxia e saída dos neutrófilos;







DEVOLUTIVA
A inflamação é uma reação complexa em resposta a váriosagentes nocivos que consiste de respostas vasculares, migração e ativação de leucócitos e reações sistêmicas. A principal característica é a reação dos vasos sanguíneos, que leva ao acúmulo de fluido e leucócitos nos tecidos extravasculares. É um mecanismo de defesa que tem o objetivo de eliminar a causa inicial da lesão celular e as consequências da mesma. Os dois componentes principais daresposta inflamatória são reações vasculares e reações celulares. A inflamação pode ser dividida de acordo com a duração. As agudas duram desde poucos minutos a poucos dias e as crônicas persistem por semanas e meses. Os sinais característicos da inflamação são calor, rubor, tumor, dor e perda de função. A dor é uma consequência do acúmulo no local de substâncias que atuam sobre as terminações nervosas.Além disso, a perda de função é resultado de vários fatores, especialmente do edema e da dor. As primeiras fases da inflamação são a fase alterativa, caracterizada pelas alterações causadas pelo agressor, a fase exsudativa, que consiste em alterações vasculares e por último, a fase produtiva, também chamada de fase de reparo em que tem a restauração das alterações causadas pelas fases anteriores.O paciente do caso apresentado tinha um abscesso na gengiva que funcionou como porta de entrada de bactérias, que por meio do sistema circulatório migrou para o coração e evoluiu para uma miocardite. A miocardite é uma inflamação do miocárdio do tipo aguda que pode ser causada por vários agentes infecciosos.
A inflamação aguda caracteriza-se por uma resposta rápida de curta duração encarregadade levar mediadores da defesa (leucócitos e proteínas plasmáticas) ao local da lesão. A inflamação aguda é composta de alterações no calibre vascular, alterações estruturais na microcirculação e emigração dos leucócitos da microcirculação permitindo o acúmulo, na região inflamada de líquido, fibrina (que se forma no interstício pela interação entre componentes do plasma e fatores dos tecidos),leucócitos, especialmente neutrófilos, e hemácias.
- Alterações Vasculares:
Os vasos sanguíneos sofrem várias alterações com a finalidade de facilitar o movimento de proteínas plasmáticas e células sanguíneas da circulação para o local da lesão. Uma das primeiras manifestações é a vasodilatação, induzida por vários mediadores como histamina e óxido nítrico, que faz aumentar o fluxo sanguíneo(calor e rubor). Segue-se um aumento na permeabilidade da microcirculação com extravasamento de um fluido rico em proteínas para o tecido extravascular (exsudato). A perda de líquido resulta em uma concentração de hemácias nos vasos de menor calibre, o que aumenta a viscosidade do sangue tornando o fluxo sanguíneo mais lento, situação conhecida como estase. Com a evolução da estase, leucócitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CASO clinico
  • caso clinico
  • Caso clinico
  • caso clinico
  • caso clinico
  • Caso clínico
  • Caso Clínico
  • caso clínico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!