Caso Clínico - Gestalt

Páginas: 4 (919 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Caso clínico
O caso é proveniente do atendimento realizado no Estágio de Clínica em Gestalt-terapia da FASU, na cidade de Garça, estado de São Paulo. Paciente do sexo feminino, tem 36 anos, édivorciada e com escolaridade em nível fundamental.
Buscou atendimento psicoterápico na Clínica-Escola da Psicologia e de Pesquisa Aplicada por se encontrar num momento difícil de sua vida pessoalafetiva: estava se separando do marido e, esse processo de separação estava gerando angústia e medo, pois ela tem 03 filhos, sendo que seu primeiro filho é fruto de um envolvimento na sua adolescência. E ofato de ter criado esse filho sozinha trazia-lhe lembranças das dificuldades enfrentadas, gerando essa angústia relatada, alegando que a história estava se repetindo, só que agora com mais duascrianças.
Ao se iniciar o atendimento clínico, sua principal queixa era “uma forte sensação de angústia e medo”; alegava, também, ter muita insônia, o que a deixava cansada para o trabalho no dia seguinte,além do medo de dormir. Ela apresentava um quadro clínico muito comum em pessoas que estão se separando: uma depressão que alterava seu estado de humor, com um predomínio de tristeza e desânimo,angústia e medo do futuro, experimentados por pessoas que se separam.
A terapeuta aponta que muitas pessoas podem sentir necessidade de tratamento após a separação, justamente pela perda que esta envolve,ou pela modificações de vida decorrentes da mesma.
No caso desta paciente, a abordagem gestalt-terapêutica mostrou-se valiosa, no sentido de levá-la a entrar em contato com o seu momento atual,seus anseios e recuperação de sua auto-estima perdida, nesse processo que se mostrou difícil e doloroso.
Segundo o relato da paciente, seu relacionamento familiar sempre foi conturbado; enquantosolteira, o pai era sério e pouco afetivo, a mãe alheia e displicente com os cuidados da casa e dos filhos. Depois de casada, o relacionamento familiar continuou conturbado, pois o ex-marido era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CASO clinico
  • caso clinico
  • Caso clinico
  • caso clinico
  • caso clinico
  • Caso clínico
  • Caso Clínico
  • caso clínico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!