Caso capítulo 2

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Questões
1. Concorda com o colega do Dr. Júlio Dias? Justifique.
O Dr. Júlio Dias adquiriu experiência de gestão no sector hospitalar, tendo administrado três hospitais públicos, organizaçõessem fins lucrativos. O novo sector em que o Dr. irá trabalhar é uma empresa orientada para o lucro, gerida de acordo com filosofia de negócio e avaliada do ponto de vista contabilístico. Neste sentido,não existe coerência entre as aptidões exigidas para este cargo e o anterior exercido. Portanto não concordamos com o colega do Dr. Júlio Dias.

2. Em que é que o ambiente de um hospital públicoda província é diferente de uma empresa têxtil no vale do Ave? Justifique.
O ambiente no sector hospitalar público difere bastante do sector empresarial orientado para o lucro. O ambiente geral, queabrange fatores externos envolventes da empresa, possui variáveis tecnológicas, políticas, económicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas que diferem em ambas as organizações, porque uma épública situada na província e outra é com fins lucrativos localizada na região do Vale do Ave. Além disso, o ambiente de tarefa que engloba os clientes, fornecedores, concorrente e gruposregulamentadores é também distinto o que se demonstra, por exemplo, pelo facto de numa empresa existirem clientes enquanto num hospital público os utilizadores são denominados por utentes. Assim se podem verificaras diferenças a nível ambiental entre os diferentes sectores.

3. Como deveria o novo administrador conduzir os seus trabalhos?
A nível estratégico deveria equacionar as oportunidadesproporcionadas pelo ambiente, realizando um estudo relacionado com as competências da sua empresa. Deveria verificar as principais causas das pontos fortes e fraquezas da mesma, efetuando uma comparação dodesempenho interno ao desempenho da concorrência, pois tanto a força quanto a fraqueza de uma organização são características internas que podem facilitar ou prejudicar o cumprimento da missão e dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caso capitulo 2
  • Capitulo 2
  • Capitulo 2
  • CAPITULO 2
  • CApitulo 2
  • Capitulo 2
  • Capitulo 2
  • CAPITULO 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!