Case2A MODA MUDA RAPIDAMENTE NA LI E FUNG

820 palavras 4 páginas
A MODA MUDA RAPIDAMENTE NA LI E FUNG

Eis o que disse sobre o varejo de roupas a funcionaria de uma loja da Quinta Avenida pertencente á rede nacional de lojas Express: “Mudamos as vitrines da loja todas as terças-feiras”. Ela observou que “as mudanças estão ficando cada vez mais rápida”. Em vez das tradicionais quatro estações da moda do vestuário (primavera, verão, outono, inverno), os estilos agora mudam uma vez por mês e até mais rapidamente. Segundo Jane Werner, uma professora associada de merchandising de moda do Fashion Institute of Technology de Nova York, agora “as lojas recebem um novo carregamento a cada duas semanas”. Diante da aceleração, alguns varejistas, como The Gap e a cadeia espanhola Zara, gerenciam a própria produção. Muitos outros, inclusive Levi Strauss, Ann Taylor, Disney e Limited, recorrem á Li e Fung de Hong Kong.
Fundada em 1906 como casa exportadora de artigos de cerâmica e fogos de artifício, hoje a Li e Fung gerência a produção e o embarque de roupas para varejistas. A empresa oferece desenvolvimento de produto, abastecimento de matérias primas, gerenciamento de planejamento de produção, garantia de qualidade e expedição, tudo em uma loja só. A Li e Fung não possui nem tecidos, nem fabricas, nem maquinaria; terceiriza todo o seu trabalho com outras empresas. Entre seus clientes estão gigantes como Ann Taylor, Laura Ashley, Levi Strauss e Reebok. Sua receita anual alcançou 3,2 bilhões de dólares em 2000 e está crescendo 32 por cento ao ano.
Uma das chaves do sucesso da Li e Fung nos negócios é a capacidade de fabricar muito rapidamente os pedidos feitos pelos seus clientes. Enquanto o comum era que empresas como The Gap precisassem de um tempo de espera de nove meses entre o projeto do produto e uma loja de varejo, a Li e Fung consegue colocar o produto na loja apenas cinco semanas após o recebimento do pedido. A administração da empresa acredita que é o fato de não possuir nenhuma instalação industrial que a torna flexível e

Relacionados