Case e conclusão sobre o caso sadia e seus derivativos

Páginas: 3 (586 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2012
Case Sadia – Derivativos

A SADIA Fundada em 1944 pelo gaúcho filho de colonos italianos Attilio Francisco
Xavier Fontana na região de Concórdia, em Santa Catarina a empresa Sadia S.A. é hojeuma das maiores exportadoras e uma das mais valiosas marcas brasileiras.

Em 1994, a companhia comemora seu cinquentenário, fechando o ano com um faturamento de US$ 2,9 bilhões e uma receita deexportação de mais de meio bilhão de dólares.

A Sadia entra no ano 2000 com o perfil de uma empresa de alto valor e sua marca absolutamente consolidada.

Já em 2006, aconteceram profundastransformações na companhia e ela tornou-se mais preparada para enfrentar os desafios do mercado.

Em setembro de 2008 com uma das maiores empresas brasileiras e a maior exportadora brasileira no ramoalimentício, a Sadia, ao se aventurar no perigoso mercado de derivativos cambiais, teve um dos maiores prejuízos ocasionados por este instrumento financeiro e pela primeira vez em sua história contabilizouprejuízo financeiro. Prejuízo este que foi o 2° maior do país em 2008 ao lado de empresas como Aracruz e Braskem que contabilizaram perdas também pela utilização errada e desmedida no uso dos derivativoscambiais.

O prejuízo indireto pode chegar a 2,6 bilhões de reais. Em comunicado oficial à imprensa divulgado em 25 de setembro de 2008, a empresa alega ter liquidado antecipadamente determinadasoperações financeiras ocasionando perdas de cerca de R$ 760.000.000,00 devido à operações no mercado financeiro relacionadas à variação do dólar dos Estados Unidos em relação ao real em valoressuperiores à finalidade de proteção das atividades da Companhia expostas à variação cambial.

Em meio a uma crise global que derrubou as exportações e com as finanças quebradas devido aos enormes prejuízosfinanceiros, a empresa fundada por Attilio Fontana não teve opção a não ser abrir mão do controle em favor da Perdigão.

Conclusão da Case
Instrumentos financeiros surgem de tempos em tempos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impacto Derivativos Caso Sadia
  • Entenda o caso Derivativos VS Sadia
  • Case sadia
  • Case Sadia
  • Caso sadia
  • Caso sadia
  • Case sadia/perdigão
  • MINI caso SADIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!