Case Spoleto – ferramentas gerenciais e estilos de liderança

1152 palavras 5 páginas
Case Spoleto – ferramentas gerenciais e estilos de liderança

Introdução

Existem três fatores que são vitais para a sobrevivência de uma organização: conhecimento gerencial – métodos e ferramentas –, conhecimento técnico – ciência e tecnologia – e liderança. No entanto, este último é a condição limitante, pois os outros nem ao menos serão absorvidos sem que haja uma firme liderança que saiba o que deseja. O verdadeiro líder é precioso como um diamante. A sobrevivência das organizações depende da inovação constante dos sistemas empresariais comandada por estas pedras raras e preciosas. O verdadeiro líder consegue manter a empresa em constante adaptação ao mercado e tem a habilidade de influenciar as pessoas a alcançarem os objetivos propostos. Para que estes objetivos sejam alcançados se faz necessária a utilização de novas ferramentas gerenciais que contribuem para o desenvolvimento dos modelos neocarismáticos de liderança. A atividade tem por objetivo, a partir do case da rede de restaurantes Spoleto, analisar os estilos contemporâneos de liderança e a contribuição das novas ferramentas gerenciais.
Justificativa
Liderança consiste na arte de conduzir pessoas, profissionais, grupos e equipes a alcançar, com êxito, os resultados planejados. Assim, tanto em nossa vida pessoal como no ambiente organizacional existem pessoas que dispõem de competências para liderar e outras para serem lideradas. Nas empresas não é diferente, e também é cada vez maior a busca por líderes efetivos e diferenciados, profissionais com habilidades para liderar, ensinar, acompanhar, delegar, inspirar, conduzir e mobilizar os colaboradores para que mantenham sua motivação e cumpram com qualidade aquilo que lhes foi determinado.
Desenvolvimento

Um excelente exemplo da utilização das novas ferramentas de gestão de pessoas é a disponibilização pelo grupo de restaurantes Spoleto de aulas de teatro e inglês para seus empregados, como forma de motivação. Seu principal

Relacionados

  • Liderança contemporânea
    1168 palavras | 5 páginas
  • ATPS
    10128 palavras | 41 páginas
  • The Silente Killers of Strategic
    56928 palavras | 228 páginas
  • Publicidade e propaganda
    94652 palavras | 379 páginas