Case sadia/perdigão

Páginas: 8 (1931 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Fusão entre Sadia e Perdigão

Tudo começou em uma conversa, ocorrida em dezembro de 2008, Nildemar Secches, presidente do conselho de administração da Perdigão, e Luiz Fernando Furlan, presidente do conselho de administração da Sadia, foi o marco inicial para a concretização da fusão entre as duas empresas. Do primeiro telefonema, até a assinatura do contrato, foram cinco meses deexaustivas negociações e mais de 60 reuniões. Este processo envolveu 30 pessoas, entre advogados, banqueiros de investimento e representantes de ambos os lados. Para não levantar suspeitas, as conversas ocorreram em três locais distintos: num quarto de hotel no município de Osasco, na Grande São Paulo, num dos escritórios da Sadia no bairro de Higienópolis, na zona oeste da cidade, e, por fim, noescritório de advocacia da Perdigão, o Camargo, Bocater, Costa e Silva, no bairro do Itaim, na zona sul. Em 19 de maio de 2009, após alguns adiamentos e muitas reviravoltas, Furlan e Secches convocaram uma entrevista coletiva para finalmente comunicar o acordo. "O tempo de rivalidade ficou para trás", afirmou Secches.
Dessa operação, cercada de expectativa, surgiu a Brasil Foods, ou BRF, umaempresa de 25 bilhões de reais de faturamento e terceira maior produtora de carnes do mundo, atrás apenas da americana Tyson Foods e do frigorífico brasileiro JBS-Friboi. Sob todos os ângulos, trata-se de uma dobradinha superlativa.Um relatório do banco americano Morgan Stanley estima em 3,7 bilhões de reais os ganhos com a união das antigas rivais. Além da provável sinergia em corte de custos e ganhode escala, as duas empresas contam com algumas características complementares. A Sadia tem vasta experiência no desenvolvimento de marcas e em inovação, o que permite que seus produtos sejam vendidos a um preço até 15% mais alto. A empresa controla também um sistema de distribuição invejável, capaz de atender a mais de 300 000 pontos-de-venda em todo o país. A Perdigão é conhecida por suaeficiência operacional e agressividade comercial. Nos últimos cinco anos, tem crescido em média 25%, a ponto de ter ultrapassado a Sadia em faturamento em 2008. Mesmo com preços menores, a companhia consegue ter margens de lucro líquido semelhantes às da concorrente, em torno de 7%. Parece o casamento ideal, um amor de conto de fadas após décadas de disputa renhida. Mas, como no caso de qualquer fusão, éinevitável perguntar se tudo isso dará certo na prática. Veja abaixo os quadros comparativos entre as duas empresas:
[pic]


[pic]


[pic]


Desde a década de 90, a fusão esteve para acontecer em pelo menos outras quatro ocasiões, incluindo uma oferta desastrada da Sadia pela Perdigão, ocorrida três anos atrás. Quase sempre as conversas emperravam no mesmo ponto:quem mandaria na nova empresa? De parte a parte, ceder estava fora de questão. Desta vez, a pergunta acabou respondida por um erro fatal da Sadia: o rombo de 2,5 bilhões de reais provocado por uma operação com derivativos cambiais. Foi então que duas empresas praticamente iguais em valor (Sadia e Perdigão) tornaram-se subitamente diferentes. A Sadia diminuiu ao esquecer, por um período, que seunegócio nasceu e se desenvolveu para produzir carnes, da melhor forma possível. O jogo com os excitantes derivativos financeiros deveria estar fora do portfólio de quem fabrica salames e salsichas. Não estava. Um mês após o escândalo, as ações da companhia caíram 30%. E seu valor de mercado, que chegou a 8,5 bilhões de reais em meados de 2008, caiu para 2,7 bilhões no início deste ano.
Com asfinanças quebradas, em meio a uma crise global que derrubou as exportações, a Sadia não teve opção a não ser abrir mão do controle em favor da Perdigão. Mas, antes de dar início às conversas com Nildemar Secches, Furlan buscou outros caminhos. Manteve conversas com fundos de private equity (Advent, Tarpon, Angra Partners e Gávea), pediu ajuda de 1 bilhão de reais ao BNDES e ouviu propostas de Tyson...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sadia e perdigão
  • Sadia e Perdigao
  • Perdigão e sadia
  • Sadia & perdigão
  • case perdigao
  • Case perdigão
  • Case Perdigão
  • CASE PERDIGÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!