Case Jonhson Beverage, Inc

993 palavras 4 páginas
Análise Case
Jonhson Beverage, Inc

Questões Gerais
1. Diferenças entre o custeio por absorção e o custeio ABC
O custeio por absorção (também chamado de custeio total) é utilizado nas demonstrações de resultado para fins externos. Nessa metodologia, os custos do estoque incluem material direto, mão-de-obra direta e custos indiretos de produção. Em outras palavras, são incluídos no estoque todos os custos indiretos, sejam fixos ou variáveis, e tratados como despesa apenas quando o estoque é vendido.
Já o custeio baseado em atividades, conhecido como ABC (Activity-Base Costing), é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos. Isso porque a maioria dos sistemas de custeio de produto aloca os custos indiretos por medidas relacionadas ao volume de produção.
Assim, quando temos grande diversidade de produtos e modelos fabricados na mesma planta, podemos ter importantes distorções na alocação. Essas distorções dependerão de dois fatores: proporção de custos indiretos no custo total e diversificação das linhas de produto. Nesse sentido o custo ABC apresenta custos por produtos que tenham sentido mais lógico e não sejam distorcidos por rateios tantas vezes muito arbitrários.
Esse método reconhece que os custos são gerados por atividades. Através da identificação dessas atividades-chaves entendemos onde os custos são gerados e seus direcionadores. Esses por sua vez são utilizados como base de alocação dos custos indiretos aos produtos.
Desta forma, a diferença fundamental entre os critérios está no tratamento dado aos custos indiretos. Diferente dos sistemas tradicionais, o custeio ABC não restringe os direcionadores de custos relacionados exclusivamente com volume.

2. Vantagens e limitações do custeio ABC A principal vantagem é que a metodologia do custeio ABC em comparação com os métodos tradicionais é menos propensa a subcustear

Relacionados

  • Parecer
    96043 palavras | 385 páginas
  • Gil Bernardo Sandri De Souza
    118525 palavras | 475 páginas