Case fox - análise

Páginas: 10 (2356 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
[pic]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Programa de Graduação em Publicidade e Propaganda
Planejamento de Publicidade
Professora: Adriana Girão

Case Fox e
Planejamento de Diagnóstico da Associação dos Universitários do Morro

BELO HORIZONTE
SETEMBRO/2010
PARTE 01

Questão 01
Além da pesquisa, que outras fontes de informação poderiam ser utilizadas pela agência paraelaboração da campanha do Fox?

             Para a elaboração da campanha do Fox, além dos métodos de pesquisa realizados, poderiam ter sido utilizadas informações a respeito da marca, do mercado automobilístico e do comportamento dos seus consumidores e prospects, disponíveis em redes sociais, fóruns especializados, dentre outros espaços de discussão na internet. Tais informações se mostramrelevantes devido ao fato de que as pessoas que conversam, comentam ou discutem sobre o assunto nesses ambientes estão, na maioria das vezes, sendo sinceras, além de atribuírem importância ao que estão declarando.
Ultrapassando o Desk Research e buscando vivenciar algo próximo da experiência do consumidor, poderia ter-se utilizado a técnica do Cliente Oculto. Visitar um ponto de vendadespido de qualquer sinalização profissional permite conhecer de perto como o cliente é recebido na concessionária, como a venda é realizada e mesmo ter contato mais próximo com outros clientes – público alvo do seu planejamento de campanha. Essa experiência pode agregar informações valiosas para a criação da campanha, podendo ser feita também na concorrência.
Por fim, poderiam ter sido aplicadospré-testes de campanhas produzidas para o Fox, a fim de colher mais informações sobre os possíveis resultados da campanha.
Todas esses métodos revelam muito sobre o comportamento do público consumidor, podendo acrescentar dados importantes para a comunicação da marca.

Questão 02
2.1. Divida as principais informações (sobre o diagnóstico elaborado) do case nas quatro fases dodiagnóstico estudadas: Análise do macro-ambiente, auto-análise, análise da concorrência, análise dos públicos prioritários.

Análise do macro-ambiente
Os impressionantes números de sucesso da VW dos anos 60 - Fusca como líder de mercado e 59% do market share em 1965 – eram reflexo de uma época de grandes incentivos econômicos e fiscais por parte do governo e pré-1995, quando da abertura da economiabrasileira para as importações. Hoje o cenário é outro: maior competitividade de mercado, ampla concorrência e market share muito menor, com pico máximo de 7,5% em janeiro de 2005.
O cenário atual é bem diferente, e pode ser entendido por dois fatores: a valorização do real em relação ao dólar e ao euro e a atratividade de mercados como a China, Índia e Leste Europeu; ambos fatores que enfraquecemas vantagens do Brasil como produtor de carros para exportação e fortes obstáculos para que a indústria automobilística nacional mantenha sua posição internacional e sua rentabilidade.

Análise da Concorrência
Além da abertura de mercado para as importações, viu-se nos anos 1990 a instalação de outras montadoras de carro no país, o que alterou fortemente a dinâmica da concorrência do setorautomobilístico.
Para compreender melhor essa dinâmica, foram realizadas pesquisas quali e quanti com pessoas que tinham a intenção de adquirir um veículo do mesmo segmento nos meses seguintes à pesquisa, incluindo carros da concorrência, como Novo Fiesta, Corsa, Clio, Peugeot 206 e as versões não básicas do Pálio.

Análise dos públicos prioritários
O posicionamento claro da VW dos anos 60(carros com mecânica robusta, de fácil manutenção, grande economia de combustível e com preços competitivos) deixa ao longo dos anos de atender uma nova geração de clientes que busca outros valores em um carro, como conforto, design, versatilidade, e significado – o carro precisava agora evidenciar o estilo de vida de quem o dirige, e não mais se apoiar em qualidades puramente mecânicas.

O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Case
  • Case fox
  • Case fox
  • Case fox
  • Case fox
  • Case fox
  • Case fox
  • Análises de cases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!