Case Final

Páginas: 6 (1253 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO
CURSO DE DIREITO










RELATÓRIO FINAL DO CASE DE FILOSOFIA
(TEM HORA CERTA PARA SAIR DO ARMÁRIO?)








São Luís
2008
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO










RELATORIO FINAL DO CASE DE FILOSOFIA
(TEM HORA CERTA PARA SAIR DO ARMÁRIO?)

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia, do curso de DireitoVespertino da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, para obtenção de nota.
Professor:





São Luís
2008
RELATÓRIO



O relato descrito ocorreu em Saló, na Itália. Após esconder por um determinado tempo sua orientação sexual, Giacomo Ferrine, nos anos finais de sua adolescência, decide contar a seu pai sobre a mesma, e vivê-la assumidamente. Antes de fazê-lo, ele conta a sua mãe tudo o queestá se passando.

A mãe, por sua vez, o faz refletir sobre a reação de seu pai a tal notícia, haja vista o seu quadro clínico. Assim sendo, ela pede para que ele o poupe de tomar conhecimento de sua orientação sexual, ao menos por um tempo, até o falecimento deste.

Girolamo, pai de Giacomo, é descrito como um machão de velha guarda inflexível que ainda toma o homossexualismo como umapatologia com agravante de contaminação.

Mesmo sendo confrontado com a possibilidade do falecimento de seu pai, ante o revelar de sua orientação sexual, Giacomo mantêm-se inabalável em sua decisão de contar a seu pai de sua escolha de esclarecer tudo sobre ele.



FUNDAMENTAÇÃO



A problemática descrita envolve várias esferas em sua essência, algumas intrinsecamente ligadas no tocante àdecisão posterior, e outras que simplesmente compõe o quadro descrito. A princípio, deduzir que a problemática central do caso é o fato de Giacomo ser homossexual é implícito. É latente a idéia que a questão central é o impasse do fato de ele contar ou não a seu pai acerca de sua orientação sexual.
Na órbita dessa questão, inúmeras outras questões insurgem: se seria considerado restrição a liberdadede Giacomo o fato de ele esconder sua orientação sexual, se a máxima de sua liberdade seria o ato de revelar a seu pai e se o direito a vida de seu pai é superior ao seu direito a liberdade e a expressão.

É de extrema necessidade ressaltar que dois princípios básicos aparentam se contrapor; o direito a liberdade e o direito a vida. O relato discorre que Agnese apresenta em sua argumentação queGirolamo não aceitaria a orientação sexual de seu filho, deduzindo posteriormente que o mesmo viria a falecer. Posto isso, aparenta ser uma premissa lógica o fato da não disposição de Girolamo em aceitar a orientação sexual de seu filho.

De fato, vemos que a questão maior não é o fato de Giacomo ser ou não homossexual, nem tão pouco do ato em si de ele revelar sua orientação sexual a seu pai.O questionamento referencial situa-se no nexo causal entre o fato de Giacomo revelar a seu pai sua orientação sexual e a possibilidade iminente do agravamento do quadro clinico de seu pai e o possível óbito.

É possível uma analise primária apregoando que, o fato de Giacomo revelar a seu pai sua orientação sexual, seria a máxima de sua liberdade. Entretanto, aliada a sua liberdade reside oquestionamento. Até que ponto essa máxima libertária seria justa? Podemos medir esse “grau de justiça”? Qual seria então a melhor decisão a ser tomada?

Os parâmetros definem os resultados, e nesse caso não se faz diferente. A indagação prescritiva desse caso remete o mesmo ao âmbito subjetivo daquele que o irá analisar. Sendo assim, não se trata de uma análise essencialmente do direito, mas umaanálise com perspectivas e valores particulares. Disto posto, devemos analisar algumas perspectivas válidas para a decisão deste caso em um âmbito subjetivo.



Giacomo tem seu direito inteiramente assegurado de revelar a seu pai sua opção sexual, em momento algum isso poderia deixar de ser esclarecido. O direito a liberdade é fundamentalmente garantido a ele em qualquer momento específico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Case Strada Shoes Final
  • Case Final Introdu O A Engenharia
  • CASE FINAL DE QUIMICA
  • Case Economia FINAL
  • Relatorio Case 2 An Lise Final
  • Case
  • Cases
  • Case

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!