Case Fazenda SãoPedro

1593 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO
Com base na case SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO: CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO, entende-se a necessidade de avaliação diagnóstica organizacional, tendo em vista que uma vez que o mesmo irá fornecer embasamento para a assertividade em decisões e ações adotadas para melhoria da empresa.
Considerando o caso estudado, é de total relevância o cuidado com as considerações e participações de todos os envolvidos nos caminhos a seguir, e principalmente na tomada de decisãoda presidência da organização, logo, este, mostrará com clareza e objetividade as reflexões e/ou passos a serem adotados para um desfecho favorável aos envolvidos não só pela contribuição através de cada plano de ação, mas, pela rentabilidade da instituição e automaticamente das partes envolvidas.
Por envolver uma empresa familiar, o caso analisado sugere ainda um breve levantamento de influências nas relações de afeto, proximidade e carisma com os envolvidos, para que possamos descartar qualquer tipo de influência desnecessária a tomada de decisão.

2 TOMADA DE DECISÃO – CONSIDERAÇÕES PARA A ASSERTIVIDADE

Numa situação onde é preciso decidir qual o caminho a seguir é necessário considerar o resultado em que a decisão irá lhe fornecer, logo é preciso minuciosamente analisar as situações com todas as possibilidades de retorno. No case estudado, o Sr. Oswaldo deve considerar o que o projeto de cada filho pode trazer de benefício para empresa, de maneira que haja o menor número possível de riscos, é claro que, impossível haver expansão empresarial sem riscos, mas o pensamento deve ser para minimizá-los ao máximo.
Com as possibilidades expostas deve-se relacionar os benefícios e também os riscos, logo, considerando a possibilidade de assertividade das posições estratégicas de cada filho vê-se que:
Com a estratégia de João, filho mais novo do Sr. Oswaldo, formado em administração de empresas, a instituição teria um aumento na produção, melhorias técnicas no produto (suco de laranja),

Relacionados