Case do Buffet Comabem

1329 palavras 6 páginas
ESTUDO DE CASO – PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE RH

INTRODUÇÃO

Baseado no texto do Case do Buffet Comabem vamos verificar o que aconteceu na empresa. Para isso, é necessário pesquisar, diagnosticar e descrever o problema e as hipóteses para suas causas, levantando evidências para justificar e fundamentar o diagnóstico. De posse destes dados, apresentaremos propostas de intervenção para tentar tratar a causa do problema identificado.

DESENVOLVIMENTO

1) Qual o problema principal do caso? E, qual a hipótese que você levantaria para indicar a(s) causa(s)?

Os principais problemas são: os prejuízos financeiros e a insatisfação dos funcionários.

No início, a falta de concorrência e o esforço para a qualidade máxima em todos os aspectos do negócio, além do foco no cliente favoreceram o crescimento e o desenvolvimento da empresa. Tudo ia bem quando a prioridade era a empresa e havia o reconhecimento e investimento em seu capital humano.

No momento em que, com a expansão da empresa, o foco passou a ser apenas na expansão e no lucro, esquecendo-se do funcionário e suas contribuições, e também de se pesquisar e conhecer o mercado, isso gerou insatisfação interna, além de problemas financeiros para a empresa.

Um funcionário que se sente reconhecido, “veste a camisa” da empresa, o que é extremamente importante. A participação do funcionário neste momento decisivo teria sido imprescindível.

Hipóteses para identificar as causas dos problemas:

- a falta de comunicação é a principal, e talvez a causa dos dois problemas encontrados. É importante que essa comunicação seja entre todos na empresa (o Sr. Ricardo, os três outros sócios e o restante do quadro de funcionários). Se antes da decisão de expansão e durante o processo todos tivessem sido incluídos nas decisões e/ou comunicações, isso teria evitado desgaste nos relacionamentos. Os funcionários que sempre foram presentes, que vestiram a camisa da empresa e são peças importantes em qualquer mudança

Relacionados

  • caso nike
    450 palavras | 2 páginas