Case de materiais de construção

Páginas: 7 (1607 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
SINOPSE DO CASE: Escolha de materiais para dosagem de concreto e identificação de problemas patológicos¹

Márcio Guilherme de Almeida²
Rosana de Freitas Correia³

1 INTRODUÇÃO
Uma obra de arte especial será construída em um empreendimento instalado em uma região remota do país, especificamente uma ponte de classe 450Kn e vãos de até 23m. O projeto estrutural para esta ponte especificou umconcreto com as seguintes características:
• Classe de agressividade III
• Fck = 30MPa
• E = 30GPa
• Consumo mínimo de cimento = 320kg/m³
• A/C ≤ 0,5
• Agregado com diâmetro máximo = 19mm.
A empresa contratada para a execução da obra instalou em seu canteiro uma usina de concreto. Devido a logística da região, a construtora decidiu utilizar agregados de uma jazida próxima à obra e cimento deuma única empresa produtora da região.

Após a concretagem das vigas pré-moldadas da ponte, durante a desforma após 24h da concretagem, foram identificadas fissuras maiores que 3mm em toda extensão das vigas.
A empresa de consultoria foi contratada para analisar e propor soluções para o problemas das fissuras que surgiram nessas vigas pré-moldadas. Em uma analise preliminar foi constatado queas formas de madeira não tiveram limpeza adequada, houve excessiva vibração no concreto, a temperatura de lançamento do concreto foi em media 37ºC, temperatura ambiente de 35ºC e velocidade média do vento de 12 km/h.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo a NBR 6118, que normatiza os projetos de estruturas de concreto e fornece procedimentos, as estruturas de concreto devem ser projetadas e construídasde modo que sob as condições ambientais previstas na época do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto, conservem suas segurança, estabilidade e aptidão em serviço durante o período correspondente à sua vida útil, que é o tempo durante o qual se mantém as características das estruturas de concreto desde que atendidos os requisitos de uso e manutenção prescritos pelo projetista epelo construtor.
Um dos primeiros pontos a se abordar é a relação água/cimento no traço utilizado para concretagem das vigas pré-moldadas. De acordo com a NBR 6118, o concreto de classe de agressividade III, classe essa de agressividade forte, utilizados principalmente em ambientes marinhos e industriais, com um risco grande de deterioração da estrutura, tem um fator de relação água e cimento emmassa menor ou igual a 0,55. No traço utilizado na execução, segundo levantamento da empresa de controle tecnológico, o fator de relação água e cimento é de 0,49. Portanto, pode-se excluir como causa da patologia a relação água e cimento.
As partículas sólidas da mistura tendem a se movimentar para baixo (segregação) havendo um deslocamento de ar e água para a superfície (exsudação), a taxa dearmadura e as dimensões dos agregados graúdos podem influenciar no processo de segregação por se tornarem obstáculos para a correta dispersão dos elementos sólidos, também devemos inferir sobre a existência de uma alta taxa de armadura horizontal devidos ao tipo de projeto desta viga e principalmente ao tipo de patologia de fissura apresentado , ou seja , foi formado um plano de separaçãohorizontal que entendemos estar logo abaixo das principais armaduras horizontais. Existe também uma relação direta entre o diâmetro das ferragens e a espessura das fissuras apresentadas, como neste caso temos vigas com vãos de 23 metros e como não dispomos do projeto de armadura , novamente supomos que o diâmetro das ferragens horizontais sejam de grosso calibre.
As condições da forma influenciaram nosurgimento das fissuras nas vigas pré-moldadas. A NBR 14931 orienta que a superfície interna das fôrmas deve ser limpa e deve-se verificar a condição de estanqueidade das juntas, de maneira a evitar a perda de pasta ou argamassa. Também sugere que nas formas de vigas estreitas e altas, devem ser deixadas aberturas provisórias próximas ao fundo, para limpeza e nas formas construídas com materiais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção de case
  • materiais de construção
  • Materiais de construção
  • materiais de construção
  • Materiais de construção
  • Materiais de construcao
  • materiais de construção
  • Materiais de COnstrução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!