Case Aspen

Páginas: 5 (1063 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2014
1- INTRODUÇÃO

Os esforços e competência da presidência e de toda a diretoria da Apsen, os levou a desenvolver um modelo de gestão de negócios que tem como ponto fundamental a qualidade e a valorização de políticas de melhoria contínua e satisfação do cliente, além dos esforços de implementar inovadoras práticas de Gestão de Pessoas.
Este trabalho analisa as ações de gestão de pessoas,através de situações de um case utilizando os conceitos abordados na disciplina deste período, visando integrar o conteúdo.


2- DESENVOLVIMENTO

No case é relatado o modelo de gestão de negócios que a empresa Aspen utiliza que é ponto fundamental a qualidade e a valorização de políticas de melhoria contínua e satisfação do cliente, além dos esforços de implementar inovadoras práticas de gestão depessoas, com a visão de um modelo de gestão de pessoas humano, focado na qualidade de vida e no desenvolvimento das pessoas.
A Apsen é uma empresa atípica. O modelo de gestão de pessoas adotado pela Apsen se diferencia das demais empresas em muitos aspectos. Ainda que respeite as práticas de mercado, a Apsen faz suas próprias práticas. Segundo ele, o critério que a Apsen usa para estabeleceressas práticas é a crença pessoal do presidente, e adotada por toda a diretoria da APSEN, de que é possível e necessário ser feliz no trabalho. A partir daí, todo o modelo de gestão de pessoas da empresa está baseado no propósito de investir no que há de mais sagrado na empresa: as pessoas. Foram citado alguns exemplos no case que comprova esse objetivo da empresa, é o caso de Tatiana Higa,supervisora do CAC (Centro de Atendimento ao Cliente). Tatiana começou a trabalhar na Apsen em 2000, quando foi acolhida pela empresa num momento difícil de sua vida. Ainda estudante, Tatiana se viu em dificuldades quando teve que sair da empresa em que
estagiava, pois anunciaram a sua venda. Estava no último ano da faculdade e dependia do estágio para custear seus estudos. Aos 23 anos a Apsen lheofereceu uma vaga efetiva de assistente e o desafio de montar o Centro de Atendimento ao Consumidor.
Em todas as suas práticas de gestão de pessoas é visível que a Apsen procura valorizar as habilidades, os talentos e a dedicação de seus colaboradores. Além de investir constantemente no treinamento e atualização profissional, procura proporcionar um ambiente de trabalho agradável, produtivo eenriquecedor, ideal para troca de experiências e conhecimentos, aumentando ainda mais o envolvimento de seus colaboradores. Procura também manter um canal aberto de comunicação buscando que todos os membros de sua equipe se desenvolvam através do relacionamento aberto e sincero e um espírito de comunidade. Opiniões são ouvidas e respeitadas, a criatividade é incentivada e a dedicação é recompensada.
NaApsen buscam-se competências diferentes daquelas buscadas pela maioria das outras empresas, porque prioriza-se o indivíduo mais que o técnico. Espiritualidade é uma delas. Antes de saber se o profissional é um experiente em qualquer coisa, queremos saber se ele é um experiente em gente. Ou seja, além da inteligência racional, da inteligência emocional, ele deve ter a inteligência espiritual, quesignifica ter solidariedade, ser generoso e não egoísta saber pensar coletivamente. Claro que o profissional buscado deve ser competente, mas não pode ser competente, egoísta e mal humorado. Estes critérios são diferentes das demais empresas mais são importantes para um bom clima organizacional. Para trabalhar na empresa Aspen e fundamental o espírito de coletividade e respeito.
Na questãodiversidade da força de trabalho a empresa Aspen, fica clara a importância dada para a contratação de pessoas da terceira idade com um programa para trazer o idoso de volta à ativa, entre outros casos a contratação de funcionário com síndrome de down mostrando a diversidade de colaboradores.
Em relação a empregabilidade e atratividade profissional e fundamental para os funcionários a criatividade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Case aspen farmacêutica
  • Portifólio case aspen
  • Aspen
  • Aspen
  • Aspen
  • Aspen
  • Aspen
  • Aspen

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!