Case Aliança Estrategica Fedex Laura Ashely

1528 palavras 7 páginas
6.6 Sexta Fase: Alianças Estratégicas Logísticas e do Supply Chain Management (1992 aos dias atuais)
Como prova do avanço da logística e do avanço das alianças estratégicas entre empresas, em 20 de março de 1992, a LAURA “ASHLEY” (“LA”), varejista global de vestuário e de mobílias, sediada no Reino Unido, e a líder logística no mundo, a empresa “Federal Express Business Logistic Service” (“BLS”) anunciaram uma aliança estratégica que resultaria na BLS assumindo a distribuição mundial da LA. Surge a aliança logística.
O objetivo desta aliança estratégica com fins nitidamente logísticos (aliança logística) era transformar significativamente os níveis de serviço prestados aos clientes por meio da oferta de elevado grau de confiabilidade, velocidade e freqüências de entregas aperfeiçoadas, a um baixo custo. Um agressivo programa de implementação resultaria na integração dos sistemas de armazenagem em setembro de 1992, na integração dos sistemas das lojas, em fevereiro de 1993, em um negócio expandido de pedido por correspondência, oferecendo entregas em quarenta e oito horas para qualquer destino, em setembro de 1993 (DORNIER et al., 2000).
A aliança representava um potencial excitante, assim como riscos, para ambas as partes. Para a LA, a aliança prometia uma distribuição mais efetiva, de menor custo, que melhoraria sua competitividade no mercado e facilitaria uma transformação na forma pela qual fazia negócios de varejo. Para a BLS, a aliança representava uma oportunidade para utilizar efetivamente todas as habilidades logísticas em uma base global, refinando assim suas qualificações e abrindo novos e grandes mercados potenciais para o futuro. Por outro lado, uma falha da aliança poderia significar continuar com a ineficiência da distribuição da LA e, para a BLS, uma tremenda derrota para a idéia de “parceria logística”, que poderia ser possivelmente uma grande parte do futuro da BLS. (DORNIER et al., 2000:339)
Tanto a LA quanto a BLS esperavam atingir

Relacionados