Case 2 - comparação entre marcas de carros bmw, audi, mercedes

Páginas: 23 (5677 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
Introdução
Atualmente o mercado automobilístico brasileiro se mostra otimista. O Brasil está se tornando promissor dentro do setor, hoje apresentando planos e instalações de fabricas aptas a iniciar operações no país, ampliações na linha de montagem, novos produtos do gênero e ampliação de tecnologias.
No contexto econômico brasileiro, somos uma nação emergente e em ininterruptodesenvolvimento, o país tem aproveitado seu próprio mercado interno, que é grande, crescente e atrativo. O governo utiliza normas específicas para incentivar o setor da indústria automotiva que, nos dias de hoje, se encontram como quarta maior produtora mundial. O país hoje perde em volume de produção apenas para Japão, China e Estados Unidos, acompanhado de previsões de crescimento para este ano.
Dentrodeste ambiente, o investimento estrangeiro esperado no setor automotivo para os próximos anos é cerca de 60% maior do que o feito nos últimos cinco anos (fonte BNDES e Bradesco, Jornal Eletrônico IG). Estamos presenciando a completa euforia e confiança por parte dos investidores.
A entrada de produtoras e empresas automotivas como BMW, Audi e Mercedes-Benz no mercado brasileiro deve a abertura domercado para o exterior. A Mercedes tem parte de sua história no Brasil, a empresa possui três fábricas, a primeira desde a década de 50. A Audi fez seu nome no país a partir da década de 90 onde, através de parcerias, pode ser presente através de importações. A história da BMW no Brasil é contada por meio de importações feitas, mas alcança bom público.
Nos dias de hoje, a BMW soma crescimento decerca de 40 por cento em 2011 em relação a 2010. Os planos são ainda mais ambiciosos, no inicio de 2012 havia planos de construir uma fábrica no Brasil e investimentos em toda a América latina.
Enfim, há na atualidade o grande avanço brasileiro frente ao mercado e, junto disto, o crescimento empresarial. Analisá-los é básico para o entendimento da economia e da estruturação de um mercado como obrasileiro.

Metodologia

Nossa pesquisa se configura como uma análise minuciosa e crítica da linha de automóveis de certas marcas consideradas popularmente como sendo de luxo, são elas BMW, Mercedes-Benz e Audi. Para conseguirmos de forma eficaz atingir nossos objetivos, realizaremos uma ampla busca sobre informações técnicas e específicas de cada marca observada. Para maior aprofundamento, forarealizada uma procura em sites especializados e que contém boas e válidas avaliações sobre os automóveis.
Nossas buscas serão feitas baseadas em informações de jornais eletrônicos como Folha e Estadão e Revista Exame. A busca em sites especializados e revistas eletrônicas são nos sítios da Revista Quatro Rodas e Auto Esporte. Além disso, pesquisamos alguns jornais que abordam o tema referidocomo, por exemplo, do Jornal do Carro.
Baseamos boa parte de nossa pesquisa em dados específicos como a utilização de um portfólio e uma organização sistemática dos veículos e seus respectivos preços, além de informações precisas sobre as linhas de produção, tipos, e posicionamento.
Faremos a comparação entre marcas, produtos, estratégias e preços através de dados empíricos obtidos em nossapesquisa.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é avaliar a marca de automóveis BMW com relação à sua competitividade e seu posicionamento de mercado considerando 3 concorrentes diretos.
Será feita uma análise comparando a marca com relação aos segmentos de mercado e público alvo, portfólio de produtos, amplitude de linhas e posicionamento em preços.
Basicamente buscaremos as características domercado e da ação de cada empresa, dando ênfase na produtora BMW, e em comparação às produtoras Audi e Mercedes-Benz.

Contexto histórico das marcas

História da BMW
A marca alemã Bayerische Motoren Werke, mais conhecida como BWM, foi fundada em 1913 por Karl Friedrich Rapp. No inicio a marca era produtora de motores para aviação e só produziu seu primeiro para automóveis em 1923, o R32 com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marca de carros
  • Case Mercedes Bens Classe A
  • case marca
  • Comparação entre Carro e Metro
  • Case BMW: Desenvolvimento de Produto
  • Comparação entre marcas de martelos a unha
  • O Poder Da Marca Case Parmalat
  • Marcas 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!