CASCA DE OVO CACHORRO VERDE

313 palavras 2 páginas
Farinha de casca de ovos
Essa é a forma mais democrática e sustentável de incluir cálcio na dieta do seu cão. A casca do ovo é riquíssima em carbonato de cálcio e magnésio (que ajuda na fixação do mineral nos ossos). Uma colher de chá de cascas de ovos em pó fornece incríveis 1,8g de cálcio – o mesmo que 7 copos de leite!
Você pode preparar em casa a farinha de cascas de ovos. É super facinho. Guarde cascas de ovos limpas até reunir uma boa quantidade (12 cascas ou mais). Vale pedir cascas a amigos, vizinhos e familiares se o consumo de ovos na sua casa não for regular. Conheço veganos que conseguem um monte de cascas em padarias, de graça, claro.
Para limpar, coloque as cascas sob a torneira aberta e remova com os dedos aquela película que forra o ovo por dentro. Depois, seque as cascas no forno ou forninho elétrico em temperatura média durante apenas 5 minutos. (É preciso que elas estejam secas e limpas – sem aquela membrana no interior – ou o cheiro de ovo queimado empesteará sua cozinha.) Em seguida, despeje-as dentro do copo do liquidificador (seco, sem água) e triture-as bem até obter uma farinha. Quanto mais fininha, sem pedacinhos, melhor será a absorção do cálcio. Se tiver moedor de pimenta, é outra opção para triturar as cascas.
Guarde a farinha de cascas em um recipiente fechado, em lugar limpo ou na geladeira. Se preparada direitinho ela dura bastante, em geral mais de um ou dois meses. Fique de olho em bolor; se notá-lo no pó de cascas, descarte e produza um novo.
Uma curiosidade: pingar algumas gotas de limão sobre a farinha de cascas de ovos no prato do pet (na hora de servir) “ativa” o cálcio, otimizando sua assimilação. Isso acontece porque o cálcio é melhor absorvido no intestino em meio ácido.

Relacionados

  • Eu sou o numero 4
    97057 palavras | 389 páginas