Casas Bandeiristas

Páginas: 5 (1045 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
Casas Bandeiristas


A casa bandeirista foi consagrada pela historiografia brasileira de arquitetura com o objetivo de se referir às construções rurais paulistas residenciais do período colonial. A expressão casa rural paulista também pode ser encontrada na bibliografia sobre o assunto. No entanto, há alguma controvérsia entre os estudiosos sobre os moradores de tais casas - a referência aospersonagens históricos conhecidos como bandeirantes é considerada uma construção ideológica das primeiras décadas do século XX. Trata-se em geral de edificação rural, geralmente a sede de uma fazenda, erigida nas proximidades da vila de Piratininga durante os séculos XVII e XVIII.
A casa bandeirista, construída com a técnica de taipa de pilão, possui uma planta tipicamente simples, em formaquadrada ou retangular. Uma porta central, com alpendre, ladeada por dois cômodos frontais — o quarto de hóspedes e a capela — abre-se para um salão principal, pelo qual tem-se acesso a outros cômodos, ou alcovas.

*Casa Bandeirista do Itaim Bibi


A Casa Bandeirista do Itaim Bibi é uma construção representante da casa bandeirista típica, do período colonial brasileiro, localizada no bairropaulistano do Itaim Bibi. Tombada em 1982 pelo CONDEPHAAT, ncontra-se hoje sob responsabilidade da Divisão do Patrimônio Histórico da prefeitura paulistana.
O casarão conhecido como a sede da região da Chácara Itay, depois Chácara Itahym, do bairro Itahim e finalmente do bairro do Itaim Bibi, foi erguido nos séculos XVII-XVIII.



*Casa Bandeirista do Butantã


A Casa do Butantã é umaconstrução em estilo bandeirista remanescente do período colonial brasileiro localizada no Butantã, bairro da cidade de São Pualo.
Foi construída por volta da primeira metade do século XVIII em taipa de pilão, técnica utilizada na arquitetura colonial bandeirista. Possui 350m² divididos entre 12 cômodos e alpendres frontal e posterior. Atualmente o sítio no qual a casa está implantada constitui aPraça Monteiro lobato. Tal espaço foi reservado para a preservação do imóvel quando do loteamento do bairro por parte da Cia. City. Durante a década de 1950, por conta das comemorações do 4º centenário da cidade de São Paulo, a casa foi objeto de um projeto de restauro de autoria de Luís Saia.

*Casa do Sertanista
Tambem conhecida por Casa do Caxingui, é uma residência construída em meados doséculo XVII no atual bairro paulistano do Caxingui. A construção do período colonial brasileiro, foi feita com paredes em taipa de pilão, telhado de quatro águas e chão de terra batida.
Recebeu restauração no período de 1966 a 1970 e entre 1989 e 1993 foi sede do Núcleo de Cultura Indígena da União das Nações Indígenas e, desde 2000 abriga o Museu do Folclore "Rossini Tavares de Lima". Entretanto, ascondições de conservação da casa e suas próprias características arquitetônicas tornam o espaço pouco apropriado para esse tipo de uso.










*Casa do Sítio Tatuapé
Construída em taipa de pilão, é a casa bandeirista mais antiga da cidade de São Paulo. Estima-se sua construção entre 1668 e 1698, por Mathias Rodrigues da Silva, administrador das terras do Padre Matheus Nunes, queera dono de terras na região. Suas paredes de taipa possuem até 60 cm de espessura, possui planta retangular e cobertura em duas águas, fazendo parte do Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo desde que foi tombada pelo Iphan.



*Sítio do Padre Inácio
Localizado em Cotia, é uma edificação histórica na cidade, que foi tombado pelo IPHAN. Ele é um marco importante do ciclobandeirista-jesuítico da cidade. As necessidades domésticas da época, exigiam que os casarões fossem construídos à meia encosta, porém as grossas paredes de barro socado (taipa de pilão), tinham que ser levantadas em terrenos planos e no alto dos morros, onde os aclives eram mais suaves.
As paredes de taipa de pilão, a austeridade da economia e a rígida estrutura familiar condicionaram a arquitetura solene e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Casa Bandeirista
  • Casa rural brasileira e casa bandeirista
  • Casas Bandeiristas e Coloniais
  • Sítio Santo Antônio
  • A Casa Bandeirista de Luiz Saia no IV Centenário de São Paulo: Restauração e Preservação da Identidade...
  • Casa casa
  • De casa em casa
  • Casas e casas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!