Casamento entre teoria e prática da gestão escolar

Páginas: 6 (1334 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
O CASAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

COMENTÁRIO INICIAL

VANA_O casamento é um dom voluntário de um ser humano ao outro. Por isso a educação é um mistério de unidade. Hoje, será sacramentado o inicio de uma nova família, em juramento diante da Tutora Avelina de Souza Pereira e colegas gestores do CURSO DE PROGESTÃO. Teoria e Prática oficializarão sua união. Nós viemos não somente parapartilhar a alegria, mas também para servir de testemunhas por parte da educação. Unindo nossas vozes para construir uma nova prática pedagógica>precisamos muito dos dois e desejamos juntos abençoar essa união.

ENTRADA DO NOIVO ( Fátima )

VANA- Depois de um noivado suficientemente longo e a descoberta de uma educação baseada na realidade concreta do cotidiano é que hoje, perante os representantesda educação, Teoria e Prática decidiram-se unir-se para sempre>Vamos receber Teoria que consciente da decisão de tomada aproxima-se do corpo dos gestores.

ENTRADA DA NOIVA ( Lia )

VANA_ Como o casamento é um grande acontecimento que une para sempre duas vidas, a educação através da união quis confirmar sua presença entre dois educadores ajudando-os a cumprir sua missão. Sabendo disso ebaseada também nos seus sentimentos de responsabilidade foi que Prática aceitou assumir tal compromisso. Assim sendo,Prática entra na classe de Gestores e venha ao encontro do seu escolhido,para diante da assembléia educativa pronunciar as palavras de consentimento mútuo.

ENTRADA DO PADRE DIÁLOGO ( Meire )

VANA - Peçamos atenção de todos os educadores a fim de que se concretize o verdadeiroexercício da cidadania.

De pé recebamos o Padre Diálogo presidente da celebração.

PADRE ( Meire )

Em nome da Educação, da cidadania, da Teoria e da Prática.

TODOS: (Amém )

Que a sabedoria esteja convosco

TODOS: ( Amém )

Bendita seja a educação que nos uniu.

TODOS: (Amém )

OREMOS:

MEIRE_ Atendei, ó educação a súplica dos Professores e Gestores, derramai sobre a Teoria ePrática as vossas bênçãos. Para que se unindo diante dos presentes seja confirmada a construção da cidadania. Pela educação nossa mestra.

TODOS: Amém

VANA_ LITURGIA DA EDUCAÇÃO:

GAN _ Leitura extraída de um dos livros de Celso Antunes

Anos atrás, o registro de Diretor de Ensino Fundamental e Médio era concedido a qualquer professor especialista que, demonstrando alguma experiência, orequeresse. Muitas vezes, sem qualquer especialização, esses profissionais acumulavam experiência e se faziam gestores excelentes, mas é indiscutível que ser um admirável professor não agrega atributo para uma boa gestão. A gestão escolar requer competências específicas e atributos de liderança, empatia e relações interpessoais que nem sempre se fazem presentes neste ou naquele bom professor deEducação Física, Matemática, Ciências ou outra disciplina. Possuir uma formação específica implica em ser plenamente capaz de compreender o processo de aprendizagem dos alunos, o protagonismo exercido pelo professor na regência de suas aulas, a contextualização do currículo na vida e no entorno do estudante, além de um envolvimento com as famílias e a elaboração, ainda que informal, de um planoindividualizado sobre o desempenho e as relações de cada um de seus alunos. Mas, além de todos esses atributos, a formação acadêmica do gestor é sempre essencial, já que a ele também compete a decisão política de construir um planejamento educacional que se apresente significativo e responsivo às necessidades de professores e de alunos.
É aos gestores e a ninguém mais que cabe o comando dodesenvolvimento estratégico escolar que permitirá implantar, num ritmo e intensidade plausível, o preparo e a atualização permanente dos professores e dos demais profissionais de Educação. Missão de tal grandeza não se cumpre sem preparo acadêmico ou, na falta dele, sem leituras, debates, reflexões e a consciência de que se é eterno aprendiz.
São palavras de Celso Antunes.
Todos: Gratos a vosso favor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PLANEJAMENTO E PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR
  • Gestão escolar e prática reflexiva
  • Prática de ensino em Gestão Escolar
  • Prática de ensino em gestão escolar
  • Teorias da liderança e gestão escolar
  • Currículo Escolar e Gestão: em prática para o desenvolvimento
  • Gestão das tics e sua integração como prática escolar
  • Política educacional e prática da gestão escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!