CASAL, MATRIMÔNIO E FAMÍLIA: DESAFIOS PARA A PASTORAL

Páginas: 17 (4193 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2013
Casal, Matrimônio e Família:
Desafios Para a Pastoral

1. Matrimônio e família em transformação

Nem o casal nem a família vivem em um vácuo. Os membros de cada um desses pequenos núcleos, além de interagirem entre si, estão inseridos numa sociedade, que, por sua vez, se encontra em constante transformação. No intercâmbio com as estruturas socioeconômicas, culturais e religiosas, também aspróprias pessoas estão sendo modificadas. E as pessoas, por sua vez, mudam a sociedade.
É à luz desse complexo contexto que a situação do casal e da família tem de ser considerada. Caso realmente queiramos achar caminhos para amenizar a atual crise do matrimônio, devemos refletir com base em concepções dinâmicas de matrimônio e família. Estas realidades se encontram hoje num processo depermanente transformação e cada vez menos se apresentam como fenômenos uniformes e imutáveis.
Ao falar da família, seria, sem dúvida, muito mais fácil recorrer ainda hoje ao modelo da “tradicional família nuclear”. Este começou no Ocidente, a partir do Iluminismo do século XVIII, e consolidou-se no século XIX. Permaneceu intato até os anos 60 do século XX e continua sendo a forma de organização familiarpredileta da Igreja.
Durante as turbulências políticas e sociais dos anos 60 e 70 do século XX, porém, são questionados cada vez mais as normas e os valores tradicionais. A acelerada industrialização e a urbanização mudam a estrutura social e também a divisão do trabalho. Com a crescente profissionalização e emancipação da mulher, altera-se a sua posição na sociedade e no casamento. Começa asurgir nova compreensão do matrimônio que acentua a posição igualitária da mulher. Esta, cada vez mais, se torna parceira. Além disso, valoriza-se progressivamente o amor íntimo e pessoal entre os cônjuges. Como reflexo desses novos fenômenos, verificam-se mudanças fundamentais na convivência matrimonial e familiar. A título de exemplo, mencionamos em seguida algumas das mais significativas:
Em média,as pessoas se casam cada vez mais tarde:
1991 Homens – 27 anos Mulheres – 24 anos
2007 Homens – 32 anos Mulheres – 28 anos.
Aumentou o número das uniões consensuais (nem casamento civil nem religioso): 1998 21% → 2007 31%
Caiu a taxa de fecundidade no Brasil:
1960 6,3 filhos por mulher fértil
2004 2,3 filhos por mulher fértilAumentou em média o tempo da convivência matrimonial (50 anos), em virtude da maior expectativa de vida dos cônjuges (72,7 anos em média em 2007 — IBGE)1.
Ao mesmo tempo, cresceu significativamente o número das separações e divórcios entre cônjuges casados há muitos anos.
Essas mudanças não são fenômenos isolados. Fazem parte de um contexto mais amplo de transformações. Com a individualização e apluralização dos valores, surgiram novos modelos de convivência. Estes, cada vez menos, se orientam pelos ensinamentos das autoridades estatais ou eclesiais.
Aumentou o número dos divorciados (de 2006 até 2007 em 11% — IBGE) e dos separados (de 1991 a 2007 em 12,3% — IBGE). Ao mesmo tempo, cresceu a proporção dos casamentos em que ao menos um dos cônjuges era divorciado ou viúvo (1997: 9,9%;2007:16,1% — IBGE).
Assim surge, entre muitos outros modelos, a assim chamada “nova família”. Ela se caracteriza pelo fato de cada um dos parceiros trazer dos seus casamentos anteriores os respectivos filhos. Tal quadro familiar, que já não é simples, pode tornar-se mais complicado ainda com o nascimento de novos filhos do atual casal. Desse modo, verificam-se, dentro da mesma união, “filhos meus”,“filhos teus” e “filhos nossos”.
Esses fenômenos são típicos para a complexidade das questões matrimoniais e familiares nos dias de hoje. A Igreja se encontra assim diante do enorme desafio de enfrentar os problemas dessa nova realidade. Ela, que sempre defendeu a família como “Igreja doméstica”, como fundamento essencial para a educação e a convivência cristã, vê-se confrontada com um fato muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflitos de casais e familias
  • ACONSELHAMENTO DE CASAIS E FAMÍLIAS
  • Os desafios de um casal cristão
  • Os Desafios Pastorais do Século XXI
  • Família –desafios enfrentados na família
  • O desafio atual do aconselhamento pastoral bíblico
  • Deficiência: Os desafios da família
  • Família: um desafio para os assistentes sociais

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!