casa rochmann e weidner

1121 palavras 5 páginas
WEIDNER HOUSE (CASA WEIDNER) - 2000
Local: Ipsach, Suíça
Escritório: MLZD

1) Dimensão estético-formal (exterior do edifício/invólucro):
- A residência foi construída em uma região de árvores altas na Suíça, com a intenção de

aproveitamento da vista da paisagem, aonde é possível visualizar o lago Biel. Logo, possui uma extensa varanda que percorre toda a fachada e tem abertura para o lado com a melhor vista. A casa possui uma estrutura prismática e o que mais chama atenção é a parte superior revestida de madeira, que ajuda a diminuir o frio no interior da casa durante o inverno suíço. Os arquitetos utilizaram muito o vidro também, uma vez que a residência tem muitas janelas para a interação com o lado de fora.
- Ela possui uma grande quantidade de amplas janelas que possibilitam a integração com a paisagem. No piso superior, as portas de vidro permitem a abertura para uma varanda que se estende por toda a fachada. O formato e o material das janelas e portas estão ligados ao estilo moderno da residência, com formas geométricas bem definidas, no caso retângulos e trapézios.
- A casa tem características do movimento moderno pelo uso das formas e da madeira.

2) Dimensão funcional (interior do edifício):
- A Weidner House possui seu zoneamento de funções explicitado na planta baixa, onde no andar térreo temos a cozinha e as salas de estar e de jantar. Nesse andar, portas de correr, do chão ao teto, permitem acesso generoso ao jardim. Já o andar superior abriga os quartos. Estes terminam em uma sacada recuada, originando uma varanda que percorre toda fachada. A varanda superior faz com que a casa atinja seu objetivo visual tendo a abertura ao que se deseja ver.

- Os moveis são em grande parte cores neutras como branco, preto e tons de marrom que harmonizam com o espaço tanto interior quanto exterior de qualquer ângulo que se veja a casa. É clara, também, a utilização de amplos espaços com poucas paredes o que não quebra com a

Relacionados