Casa II - Peter Eisenman - dca

451 palavras 2 páginas
Peter Eisenman tem suas ideias e teorias baseadas na filosofia de Derrida e Freud, em artistas minimalistas como Donald Judd, e em Louis Kahn e Le
Corbusier, arquitetos modernistas que trabalharam com geometrias puras.
Eisenman discutiu o método e a linguagem, as convenções de representação e do processo de projetar, onde desenvolve uma arquitetura baseada na forma pela forma, seguindo a ideia de que ela parte da separação entre a escala do homem e do mundo, realizando obras abstratas onde ele diz que o processo do projeto é mais interessante que a obra ou o produto final. Para ele a arquitetura não deve ter significado, deve ser livre de qualquer pretensão pragmática e semântica, representacional ou racional, deve apenas ser signo de si própria, autônoma. Peter, em suas teorias sobre a arquitetura, afirma eu nunca existiu uma arquitetura moderna e com isso também nunca existiu o pós-modernismo, onde ele tem como base o fato de que a relação entre forma e função embutida ao modernismo como uma revolução é uma característica que define a arquitetura desde o renascimento.
Eisenman consegue mostrar na Casa II (1969-1970) a condição abstrata que ele tanto reivindica para sua arquitetura através da eliminação de qualquer referência com o enclave cênico por meio da neve que junto com os fechamentos brancos da Casa II separa qualquer relação com o solo, mostrando somente a sua forma arquitetônica pura. Ao analisar a obra, poderíamos achar que ela provém de modelos arquitetônicos como o De Stijl ou de Terragni, onde de certa forma o último se encontra presente nesta obra.

Figura 1 - Casa II - Peter Eisenman (Fonte: http://galleryhip.com/peter-eisenmanhouse-ii.html, acessado em 25/02/2015)

Figura 2 - Casa II - Peter Eisenman (Fonte: https://architecturality.wordpress.com/2010/10/ 20/transparency-i-layering-of-planeslayering-ofspaces/, acessado em 25/02/2015)

Podemos notar que Peter tem um técnica particular de trabalhar com a retícula em

Relacionados