CASA HUSADEL

431 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Atividade Obrigatória

Disciplina: Conteúdos e Metodologias do Ensino da Arte I
Semestre: 5º PBLUA-2012
Aluno(s): Marilene Luz, ________
Etapa 1. Descrição dos dados:
A Casa Husadel é uma construção que ganha destaque na paisagem pela sua concepção em estilo suíço, tendo varandas e detalhes esculpidos em madeira nobre, sendo construída no começo do século XX. A madeira aparente, telhado com caimento e beirais avançados relembram algumas construções das casas presentes na região dos alpes suíços. Percebem-se cores fortes e quentes na madeira juntamente com detalhes em branco (o que dá realce na construção e destaque para o imóvel perante as outras construções). A riqueza em detalhes chama muito a atenção, que é uma característica nas construções européias, além da composição do visual juntamente com vasos e flores. As janelas grandes com recortes pequenos de vidros e as varandas com várias sustentações enobrecem ainda mais o imóvel impondo em visual clássico e antigo. Fonte: http://www.panoramio.com/photo/22734663.
Etapa 2. Descrição da experiência estética:
O objeto de observação nos sensibiliza principalmente porque parece nos transportar para uma época antiga e uma paisagem européia, os traços são proporcionais e de cores fortes e chamativas, rico em detalhes em madeira nos prende a concentração para captarmos cada detalhe presente.
A construção está presente na cidade desde o início da construção da cidade, que inicialmente era uma casa comercial (Paul Husadel), fomentando a economia da cidade. Hoje o imóvel comercial (joalheria e ótica) é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo de relevante importância para a cidade como um dos principais pontos turísticos. Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da

Relacionados

  • Patrimônio Histórico
    2052 palavras | 9 páginas
  • SURFWARE
    24617 palavras | 99 páginas
  • Lista de Bens Tombados pelo Iphan 2015
    36971 palavras | 148 páginas
  • Guia de ruas
    44168 palavras | 177 páginas