Casa grande &s enzala

1252 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICAS 2
PROFESSOR: FRANCISCO JATOBÁ DE ANDRADE
ALUNA: TALITA BISPO DE ALBUQUERQUE

Casa-Grande & Senzala
FREYRE, Gilberto. (2001) Casa-Grande & Senzala: introdução à história da sociedade patriarcal no Brasil-1. Rio de Janeiro/São Paulo, Editora Record. (79-159)

Gilberto Freyre foi um sociólogo, antropólogo, escritor, jornalista, autor de ficção, poeta e pintor, nascido em recife, (15-03-1900 a 18-07-1987). Freyre estudou na Universidade de Columbia nos Estados Unidos onde conhece Franz Boas, através dele Freyre viu o negro e o mulato em seu devido valor. Em 1922 defendeu sua tese de mestrado: Vida social no Brasil nos meados do século XIX. Membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Portuguesa Da História ensinou em várias instituições de ensino superior. Exerceu o cargo de deputado federal, eleito por pelo estado de Pernambuco. Teve diversos artigos e livros publicados como: Casa-Grande e senzala, sua obra celebre, Sobrados e Mucambos, 1936; Ordem e Progresso, 1957. Brasis, Brasil e Brasília, 1968 entre outros.
"Se há movimento que marque de forma impressionante as novas tendências da cultura brasileira nestes últimos cinco anos, é, sem dúvida aquele que se esboça no terreno da sociologia e que nos veio apresentar sob um aspecto novo o estudo da nossa realidade social. Foi Gilberto Freyre quem o iniciou" (Andrade, 1939, p. 35). Gilberto Freire começa o primeiro capítulo falando sobre as características dos portugueses que possibilitaram a colonização. O português dominou grandes territórios e inseriu - se de forma notável em todos esses a mobilidade foi uma característica do português e seu poder de miscigenação superou outras populações e justamente a miscigenação ajudou-os a colonizar em grandes proporções e sobre áreas enormes. “Quanto à miscibilidade, nenhum povo colonizador, dos modernos, excedeu ou sequer

Relacionados