Casa de Boencas

612 palavras 3 páginas
Casa de Bonecas

Casa de Bonecas, escrita em 1879 por Henrik Ibsen, traz à cena a crise da sociedade burguesa, em uma época que a Europa sofria uma crise, depois de quase cem anos de Revolução Francesa. Os ideais burgueses estavam defasados e surgiam novas idéias, Ibsen fez transparecer em suas peças essas novas ideologias; traz consigo personagens que rompem com o ideal burguês, que movimenta o jogo de máscaras da sociedade em crise. O drama é baseado nas estruturas da sociedade. De caráter naturalista realista a proposta de Ibsen era romper com o drama antigo e articular a nova estética perante as teses sociais, pode-se dizer que o autor é o percussor desse movimento, pelo qual influenciou o teatro realista pelo mundo. Esse teatro é baseado nos conflitos em familiares, da vida cotidiana, como o casamento, relação de filhos e pais, etc.
A trama dessa história é de costumes sociais, rompe com o drama de caráter bonomia que causou à platéia certa surpresa pelo o aspecto da trama que avalia as bases sociais. Em a Casa de Bonecas, a personagem feminina Nora rompe com expectativas que esperam dela sobre a forma com que reavalia seu casamento e a forma na qual reage à nova condição que é submetida, uma “epifânia” sobre a sua liberdade e condição como esposa/mulher/mãe. Na ótica da sociedade, a mulher frágil, destacada na personagem Nora, necessita da proteção patriarcal, desenvolvida pela figura do pai e marido. A mulher vista como bibelô, domesticada, imersa num mundo que se baseia basicamente pelo lar, educação dos filhos e agradar ao marido. Nisso ainda é considerada muito infantil, brinca com seus filhos como se eles fossem bonecos, na qual é considerada irresponsável, jovem e caprichosa- imagem na qual permanece por que seu marido a quer assim.
Nora, por amor, falsifica a assinatura de seu pai numa promissória falsa, ato no qual salva seu marido, Torvald, de uma enfermidade. Ela passa anos para pagar o agiota e preservar a sua família, sentimento esse

Relacionados

  • leitura e produção de texto
    3051 palavras | 13 páginas
  • Pedagogia
    5498 palavras | 22 páginas