caryaxo

3420 palavras 14 páginas
Módulo: X- “Localização e urbanização comercial”

Índice

Introdução

História do concelho (Cartaxo)

A história deste concelho está ligada a uma lenda. Esta lenda conta que havia uma rainha Santa Isabel que andava a procura de um momento de tranquilidade, parou nesta região onde repousou perto de uma fonte. Onde ouviu o chilrear de uns pássaros e perguntou a uns camponeses que por lá passavam sobre esses pássaros. Esses responderam-lhe que se chamavam “cartaxos”, perante isso a rainha disse que a partir daquele momento o lugar da fonte iria-se chamar “lugar de Cartaxo”. O Cartaxo teve o seu primeiro foral concedido por D. Dinis, em 1312. Este doou as terras a vinte homens para que estes povoassem e cultivassem a região. Estes tinham de dar ao rei a oitava parte do pão, vinho e linho, por ano. Em 1815, D. João VI concede a independência ao Cartaxo e eleva-o a vila. Em 1995, é elevado a cidade.

Capital do Vinho

Este projeto foi lançado pela Câmara Municipal em 2002, cujo principal objetivo é dinamizar e desenvolver uma das grandes potencialidades do concelho: o vinho. Foi criado com o objetivo de:
Aumentar a notoriedade e visibilidade dos vinhos produzidos no concelho como marca inquestionável de qualidade;
Incentivar e apoiar as empresas vitivinícolas e setores relacionados a tornarem-se mais competitivos para estarem preparados para os desafios futuros;
Valorizar a qualidade de vida do concelho, quer em termos económicos quer infra-estruturais, que proporcionem o incentivo de novos investimentos na região e a fixação de pessoas no concelho, gerando maior riqueza.

Festas e feiras tradicionais do Cartaxo

A cidade Cartaxo tem várias festas e feiras tradicionais tais como a festa do vinho, a feira dos Santos, a feira Rural e a famosa festa da cidade. A festa do vinho oferece todos os anos uma viagem ao mundo dos vinhos, oferecendo o conhecimento e a descoberta das

Relacionados