Carvao mineraç

1283 palavras 6 páginas
Carvão mineral
A matéria prima para fabricação do coque para processos de redução é o carvão mineral metalúrgico ou coqueificante.O carvão mineral é uma massa compacta, estratificada, oriunda da deterioração de matérias vegetais os quais passam por vários estágios de decomposição consequente de ações geológicas que provocam modificações em suas propriedades físicas e químicas.
Quimicamente ocorrem alterações complexas na estrutura vegetal com desprendimento de umidade, óxidos de carbono e metano, enquanto fisicamente tem-se mudanças de cor (escurecimento) e dureza e o aparecimento de resistência semelhante à dos minerais.
Por causa de suas características físicas e da natureza de seus depósitos, o carvão é classificado como uma rocha, embora tenha origem vegetal
Devido ao maior ou menor tempo a que ficou exposta à decomposição, a matéria vegetal da origem a carvões com diferentes propriedades .
Porem nem todos carvões minerais transformam-se em coque. A designação de um carvão como coqueificável, depende de sua ação quando aquecido na ausência de ar. Se o carvão amolece e eventualmente se solidifica em massa mais ou menos sólida, ele é classificado como um carvão coqueificável, se ele desagrega com o aquecimento ou forma uma massa fracamente consistente, é classificado como não coqueificável.
No Brasil apenas o carvão metalúrgico de Santa Catarina é classificado como coqueificável mas, mesmo assim , possui elevado teor de cinzas (18,5%) e de enxofre (1,5%).
Processos de Coqueificação
A coqueificação é um processo pelo qual o carvão mineral, ao ser submetido a temperaturas elevadas na ausência de oxigênio, libera gases presentes em sua estrutura, originando um resíduo sólido poderoso e infusível, que é o coque. Este é um processo químico, na medida em que envolve quebra de moléculas, cujas principais etapas são:
-Perda de umidade: Ocorre a temperaturas entre 1000C e 1200C e caracteriza-se pela liberação de umidade presente no carvão;
-Desvolatização

Relacionados

  • Ácido fosfórico
    1276 palavras | 6 páginas
  • Barragens de rejeitos: métodos de alteamento e técnicas de disposição
    10401 palavras | 42 páginas