Carvão vegetal - logística e outros

Páginas: 10 (2466 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
CARVÃO VEGETAL

TÓPICOS ABORDADOS:
 Breve histórico da produção de carvão vegetal.  Produção e consumo no Brasil.  Características técnicas do produto e suas aplicações.  Logística de movimentação entre produção e consumo.  Tipos de armazenagem e classificação de risco.  Equipamentos de proteção adotados em carga IMO.  Impactos ambientais e sociológicos.  Dados estatísticos decrescimento da produção.

INTRODUÇÃO
Neste trabalho, abordaremos pontos importantes sobre a atividade do Carvão Vegetal em nosso país, dando foco, principalmente, nas questões logísticas de Movimentação e Armazenagem. Dentre diversos tópicos, mostraremos a história da produção e consumo no Brasil, como é feita a movimentação do produto, qual tipo de equipamento é usado, além de mostrar os impactosambientais e sociológicos . Procuramos desenvolver pontos realmente relevantes, que possam dar uma ideia do que é, como é utilizado, como é produzido, e também o impacto em nossa economia, mostrado através de fotos, vídeos, gráficos e textos.

BREVE HISTÓRICO DA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

Breve histórico da produção de carvão vegetal

O uso do Carvão Vegetal pela humanidade é conhecido hámuito tempo. Já na antiguidade, os homens faziam uso da substância para diversos fins. Os egípcios, por exemplo, utilizavam o Carvão Vegetal para purificação de óleos e também como recurso medicinal.

Breve histórico da produção de carvão vegetal

Há registros também da antiga utilização que os indígenas brasileiros faziam do Carvão Vegetal. Este ganhava uso através de sua mistura com gordurasanimais para tratamento de algumas doenças como, por exemplo, tumores e úlceras malignas.

Breve histórico da produção de carvão vegetal

Já em tempos mais recentes, o Carvão Vegetal foi muito utilizado durante um dos eventos mais marcantes do século XX, a Segunda Grande Guerra Mundial. Nesta ocasião, a substância era utilizada para promover a remoção de gases tóxicos.

PRODUÇÃO E CONSUMONO BRASIL

CICLO DE PRODUÇÃO

Produção e consumo no Brasil

O carvão vegetal é um dos vários tipos de carvão artificial, produto principal da pirólise da madeira, a carbonização da madeira por combustão incompleta, praticada de forma tradicional em fornos de alvenaria com ciclos de aquecimento e resfriamento. O tempo total de queima da madeira é de 2 a 4 dias em altas temperaturas, nafaixa de 450 a 600ºC na ausência de oxigênio.

Produção e consumo no Brasil

Após a queima de todo o material, espera-se 5 dias antes da abertura dos fornos, para o material “curtir”, ou seja, todo o processo se finalizar: o material secar bem, as cinzas se depositarem, a fumaça sumir.

Produção e consumo no Brasil

Após a retirada do forno tem o serviço de acondicionamento do carvão. Produção e consumo no Brasil

Para a produção são usados fornos de terra, argila, alvenaria ou modernos fornos industriais(metais). Os dois fornos mais comuns no Brasil são o forno rabo-quente, construído de tijolos comuns, geralmente sem chaminé com uma porta e volume efetivo de 4,5 e 250 toneladas de madeira com diâmetro de 3 a 7 metros.

Produção e consumo no Brasil

O forno superfície oucolmeia, também construído com tijolos comuns, possui mais de uma chaminé, uma ou duas portas e capacidade entre 17,5 e 75 toneladas de madeira.

Produção e consumo no Brasil

Os Fornos Cilindros metálicos para a carbonização da madeira. A supervisão da carbonização é computadorizada, o que permite ao operador saber o exato momento em que o carvão está pronto. A fumaça resultante é queimadae transformada em gás limpo.

Produção e consumo no Brasil

Carregando o forno

Produção e consumo no Brasil

Produção e consumo no Brasil

O novo processo conta com termopares (espécie de termômetro) implantados dentro dos cilindros, que transmitem para um computador a temperatura exata dentro dos fornos. “Além disso, implementamos um sistema mecanizado de descarga do carvão, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carvão vegetal
  • Carvão vegetal e carvão mineral
  • Carvão Vegetal
  • Carvão Vegetal
  • Carvão Vegetal
  • Carvão Vegetal
  • Carvao Vegetal
  • Carvao vegetal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!