Carvão mineral

Páginas: 6 (1485 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
Falando sobre Energia

A energia tem sido através da história a base do desenvolvimento das civilizações. Em nossos dias atuais é cada vez maior a necessidade de produção de alimentos, bens de consumo, bens de serviços e desenvolvimento (econômicos sociais e culturais) os quais se emprega tipos de energia para o aceleramento dos processos.
No mundo todo existe a preocupação com a escassez dasenergias não renováveis, medidas têm sido tomadas nos campos de pesquisas e desenvolvimento, para que se melhore a utilidades das energias extraídas.

Fontes de energias não renováveis

São consideradas energias não renováveis os combustíveis fósseis: o carvão mineral, o petróleo bruto, e o gás natural.
Das energias não renováveis o objeto de estudo deste trabalho será o Carvão Mineral. Daformação, composição, evolução, distribuição geográfica global, utilização, exploração do carvão no Brasil e seu impacto no meio ambiente.

O carvão mineral
O carvão mineral é uma mistura de hidrocarbonetos formada pela decomposição de matéria orgânica, plantas e arvores sob uma fina lamina de água durante milhões de anos, sob determinadas condições de temperatura e pressão.
Ao passar dotempo, esses depósitos foram cobertos por argila e areia, que provocou o aumento de temperatura e pressão fazendo expulsar o oxigênio e o hidrogênio concentrando o carbono daí o processo de carbonificação.
O carvão mineral é um combustível fóssil natural extraído da terra através do processo de mineração. É encontrado em grandes profundezas ou perto da superfície, possui aparência preta ou marrom,lisa, macia, e quebradiça. O carvão mineral é um material sólido e poroso de fácil combustão é capaz de gerar grandes quantidades de calor.
Classificação do carvão mineral
De acordo com maior ou menor intensidade de carbonificação, pode ser classificado como :
• Turfa
• Linhito
• Hulha (betuminoso e sub-betuminoso)
• Antracito

A formação de um depósito de carvão mineral depende dascondições simultâneas; Geográficas, geológicas e biológicas.
Primeiramente, vegetação densa em ambiente pantanoso capaz de conservar matéria orgânica.
A massa vegetal se acumula e num prazo de milhões de anos transforma-se em turfa, por meio de fermentação anaeróbica de bactérias.
Turfa
Tem teores baixos de carbono e altas percentagens de umidade, caracteriza pela presença abundante de restos aindaconservados de talos e raízes. Nem sempre pode ser aproveitado como combustível. A turfa leva milhões de anos para multiplicar seu teor de carbono e transforma-se na primeira variedade de carvão o Linhito.
O Linhito é muito mais compacto do que a turfa, é empregado na siderurgia, devido sua capacidade de ceder oxigênio é usado como redutor para a combustão de matéria-prima carboquimica.
Hulha
Ècomposta, de restos de vegetais parcialmente conservados, elementos voláteis, detritos e água.Utilizada tanto como combustível quanto redutor de óxidos de ferro devido suas impurezas.
Antracito
Ultima variedade do carvão surgida no processo de encarbonização, caracteriza pelo alto teor de carbono fixo, baixo teor de compostos voláteis, cor negra e brilhante, e dificuldade com se queima por suapobreza de elementos inflamáveis.
Usado como redutor em metalurgia na fabricação de eletrodos de grafita artificial, proporciona chama pura sem nenhuma fuligem.
O quadro mostra como ocorre a evolução da composição elementar desde vegetais até o termo mais evoluído do carvão mineral.

Tipo %O2 %H2 %C
Celulose 49,4 6,2 44,4
Turfa 40,0 6,0 54 a 60
Linhito 25,0 5,0 65 a 75
Hulha 15,0 4,5 75 a85
Antracito 3,0 2,0 95,0

O carvão mineral em qualquer uma de suas fases será composto de uma fase orgânica, formada de macromoléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos) e pequenas proporções de oxigênio, enxofre e nitrogênio, essa é a parte útil, por ser fortemente combustível.
A outra parte mineral contém silicatos que constituem as cinzas. As proporções desses elementos variam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carvão Mineral
  • Carvão Mineral
  • Carvão mineral
  • Carvao mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão Mineral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!