Carvão mineral

Páginas: 3 (655 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2012
COLÉGIO ESTADUAL DE BIRITINGA

TURMA: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, TURMA B

PROFESSORA: JOELINE AZEVEDO

PESQUISA DE QUIMICA:

“CARVÃO MINERAL”Trabalho solicitado pela professora da disciplina matemática, Joeline Azevedo, ás turmas de terceiro ano do colégio estadual de Biritinga. Como requisito avaliativo da 3° unidade,com objetivo de aprimorar os nossos conhecimentos a respeito do tema.





















BIRITINGA – BAHIA

AGOSTO / 2012

1. CARVÃO MINERAL

O carvão mineral éuma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. As formas mais duras, como o antracito, podem ser consideradas rochas metamórficas devido àposterior exposição a temperatura e pressão elevadas. É composto primeiramente por carbono e quantidades variáveis de enxofre, hidrogênio,  oxigênio e nitrogênio e elementos vestigiais. Quanto maior oteor de carbono mais puro se considera. Existem quatro tipos principais de carvão mineral; turfa,linhito, hulha e antracito, em ordem crescente do teor de carbono. É extraído do solo por mineração acéu aberto ou subterrâneo. Entre os diversos combustíveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se ser o carvão mineral o mais abundante




1. ORIGEMO carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, formada a partir do soterramento, compactação e elevação de temperatura em depósitos orgânicos de vegetais (celulose). Com o passar do tempo,sucessivamente, a matéria orgânica se transforma em turfa, linhito, hulha e antracito. A principal diferença entre eles é a porcentagem de carbono: a madeira possui cerca de 40% de carbono, a turfa 55%, olinhito 70%, a hulha 80% e o antracito de 90 a 96%.




2. EXTRAÇÃO

A extração do carvão mineral é feita por meio de processos de mineração.




3. USO E DERIVADOS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carvão Mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão Mineral
  • Carvao mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão Mineral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!