Carvão mineral

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2012
Carvão mineral
O carvão mineral é um dos principais combustíveis fósseis sendo extraído da terra através de mineração, como os demais combustíveis o carvão mineral é resultado de um processomuito lento de decomposição de plantas e animais, ele tem como característica principal a sua cor podendo ser preta ou marrom. Existem quatro estágios na formação do carvão mineral:
 Turfa: É aprimeira fase. Refere-se à deposição e putrefação dos restos vegetais em ambientes de várzeas ou de pântanos. Apresenta baixo teor calorífico.
 Lenhite: É o segundo estagio. Trata-se de material escuroe que ainda apresenta elevado percentual de água e baixo percentual de carbono.

 Carvão (hulha): É a terceira etapa, ou carvão propriamente dito. É sólida, tem cor negra e pode ser transformadaem coque (carvão metalúrgico).
 Antracite: É o último estágio. Apresenta elevado teor de carbono (90 a 96%), cor negra, brilho vítreo e elevada dureza. É muito utilizado para aquecimento doméstico.Dos diversos combustíveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se que o carvão mineral é o mais abundante.
O carvão formou-se por restos soterrados deplantas tropicais e subtropicais, especialmente no período carbonífero que tem este nome devido às grandes quantidades de carvão mineral encontradas em formações rochosas da época na Inglaterra.Pode-se encontrar carvão em todos os continentes, pois, os depósitos carboníferos se formaram de restos de plantas acumuladas em pântanos, que se decompuseram, fazendo surgir às camadas.
A utilizaçãodo carvão pode ser destacada em várias áreas como, por exemplo, na revolução industrial com as máquinas a vapor e nos dias atuais com abastecimento de usinas termoelétricas, indústrias de cimento,papéis, cerâmica, alimentos e secagem de grãos.
No Brasil esse minério é encontrado em áreas restritas e limitadas, além disso, o carvão extraído não é de boa qualidade, pois, possui baixo poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carvão Mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão Mineral
  • Carvão mineral
  • Carvao mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão Mineral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!