Carvão mineral

Páginas: 2 (346 palavras) Publicado: 10 de junho de 2012
O carvão mineral é a segunda fonte de energia mais utilizada do mundo, depois do petróleo.

O carvão mineral é um combustível fóssil muito antigo, formado há cerca de 400 milhões de anos. Passou ater grande importância para a economia mundial a partir da Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra (século 19), quando a máquina a vapor passou a ser utilizada na produção manufatureira.Como produz eletricidade?
Quando queimado, seu vapor aciona as turbinas instaladas nas usinas. Esse movimento gera a eletricidade.

Por o carvão mineral ainda é tão usado se é tão poluente?Por ser barato e abundante

É possível diminuir seu grau de poluição?
Algumas tecnologias permitem a redução dessa emissão. Uma delas é a lavagem de carvão, que mistura o carvão triturado a umlíquido, separando as impurezas. Em outras técnicas, o dióxido de enxofre, uma das maiores causas da chuva ácida, é retirado. Também já é possível a redução de óxidos de nitrogênio, uma das causas doozônio no nível do chão. Outras tecnologias permitem o bombeamento do gás carbônico para o subsolo pelas usinas termelétricas.

Impactos ambientais:
A queima de carvão para obtenção de energia produzefluentes altamente tóxicos como por exemplo o mercúrio e outros metais pesados como vanádio, cádmio, arsênio e chumbo. Além disso, a libertação de dióxido de carbono causa poluição na atmosfera,agravando o aquecimento global e contribuindo para a chuva ácida. Na década de 1950, a poluição atmosférica devido ao uso do carvão causou elevado número de mortes e deixou milhares de doentes em Londres,durante "o grande nevoeiro de 1952"

Curiosidades: As indústrias siderúrgicas brasileiras importam mais de 14 milhões de toneladas anuais de carvão metalúrgico, provenientes de países como EUA,China, Austrália e Polônia.

As vantagens do carvão mineral é seu preço de extração baixo, seu alto rendimento no aquecimento de caldeiras e fácil manipulação na produção de energia térmica depois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carvão Mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão Mineral
  • Carvão mineral
  • Carvao mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão mineral
  • Carvão mineral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!