Cartéis na econ.brasileira.

2035 palavras 9 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 1 E 2 Atividade: CARTÉIS NA ECON.BRASILEIRA.
Título: “ A INCIDÊNCIA DE CARTÉIS NA ECONOMIA BRASILEIRA “
Aluno:
Disciplina: ECONIMIA
Introdução
Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços , divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, sendo assim obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
Dando início na Segunda Revolução Industrial, os cartéis normalmente ocorrem em mercados oligopolísticos, onde existe um pequeno número de empresas atuantes envolvendo produtos homogêneos, agindo como uma única empresa (monopólio). Considerado lesão a concorrência, prejudicando nós consumidores ao aumentar preços e ainda restringir ofertas, tornando bens e serviços mais caros ou muitas vezes indisponíveis.

Setores com maior incidência de cartéis
Segue abaixo os principais casos de acusações de cartéis no Brasil e seus setores: • Suco de laranja : os maiores exportadores de laranja do país teriam repartido o mercado e combinado os preços de compra de laranja de pequenos produtores .
• Frigoríficos : Denúncias da Confederação Nacional da Agricultura e da Câmara dos Deputados levou o Cadê a condenar um grupo de frigoríficos por combinar métodos e preços.
• Sangue : empresas investigadas na Operação Vampiro da Polícia Federal , são acusadas de combinar preços no fornecimento de hemoderivados para o Ministério da Saúde .
• Cimento : as dez maiores fabricantes de cimento são suspeitas de dividir o mercado brasileiro e combinar com as concreteiras que poderiam comprar o produto a preços razoáveis .
• Gases Hospitalares : Grupo de empresas teria dividido o mercado , prejudicando compras no Ministério da Saúde, Estados , Municípios e hospitais particulares.
• Combustíveis : Postos de combustível em Brasília, Lajes e

Relacionados