Cartum, charge e caricatura

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 Escola Estadual Cleufa Hübner.























Cartum, charge e caricatura







Sinop - MT

2010
Escola Estadual clefa hübner










Cartum, charge e caricatura

Trabalho apresentado a professora
Lucicléia Neves de Sousa para
a avaliação parcial do 2º bimestre












Sinop – MT
2010

Parte 1 significado decartum, charge e caricatura

Cartum é Um cartoon,cartune  ou cartum é um desenho umoristico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico retratando de uma forma bastante sintetizada algo que envolve o dia-a-dia de uma sociedade.
O termo é de origem britânica,e foi pela primeira vez utilizado neste contexto na década de 1840, quando a revista Punch publicou uma série de charges queparodiavam estudos para os frescos do palácio, westminster adaptados para satirizar acontecimentos da política contemporânea. O significado original da palavra cartoon é mesmo "estudo", ou "esboço", e é há muito utilizada nas artes plásticas.
Este tipo de desenho é ainda considerado uma forma de comédia e mantém o seu espaço na imprensa escrita actual
charge é um estilo de ilustração que tempor finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burleco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é consideradocomo algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge não precisa sernecessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores.O termo charge vem do francês charger que significa carga, exagero ou, até mesmoataque violento (carga de cavalaria). Isto significa aqui uma representação pirctográfica de caráter, como diz no primeiro parágrafo,burlesco e de caricaturas. É o cartoon, mas que satiriza um certo fato, como idéia, acontecimento, situação ou pessoa, envolvendo principalmente casos de caráter político que seja de conhecimento do público.As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove),por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade com a população, fato que acarretou sua existência até os tempos de hoje – em – dia
Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, acaricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorísticas, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo.
Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).
A caricatura é a filha do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole ea alma deixaram na face da pessoa.
A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas. É comum sua utilização nas sátiras políticas; às vezes, esse termo pode ainda ser usado como sinônimo de grotesco (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cartum, charge e caricatura
  • Artes: Caricatura, cartum e charges
  • Charges e cartuns
  • Charges e cartuns
  • Charge, cartum e quadrinhos
  • Charge, cartum e quadrinhos
  • A charge e o cartum como recurso didatico no processo de ensino aprendizagem-de geografia
  • cartuns

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!