Cartoon

Páginas: 3 (569 palavras) Publicado: 14 de fevereiro de 2015
O cartoon que escolhi é da autoria do iraniano Ali Shahali, não
possui título e pertence á categoria intitulada “As pontes”. Também foi distinguido com uma menção honrosa atribuída pelo PortoCartoon no ano de 2001.

No primeiro plano da imagem podemos observar uma ponte, sobre
um abismo, formada por uma nota de cem. É de salientar que o dinheiro não atinge o outro lado, onde se encontra umindivíduo de costas. Este senhor apresenta um vestuário simples, composto por umas calças de ganga e um casaco. Neste local, em segundo plano, vemos que o homem está de pé num terreno com rochas dediversos tamanhos. Já no outro sítio, existe um amplo relvado com flores.

Na imagem distingue-se claramente a separação entre um local
iluminado, caraterizado por cores mais vívidas e um lugarescuro e sombrio, onde o sujeito se encontra. Ora o primeiro representa o que o dinheiro tem para oferecer, cativando com as suas flores brancas e relva verde tal como no paraíso ou num sonho.Relativamente ao segundo, este é muito simples e obscuro, sendo de notar a sombra do indivíduo que parece ser ofuscado pela luminosidade do outro lado da ponte. Desta forma, é transmitida a deceção e angústia dohomem por não poder chegar ao outro lugar, onde tudo é perfeito e a felicidade predomina.

Deste modo, a imagem leva-nos a refletir sobre a economia,
nomeadamente nas dificuldades em relação àgestão monetária.
Atualmente, o dinheiro é cada vez mais importante pois contribui
para uma melhor qualidade de vida. De facto, todos nós somos extremamente dependentes dele para satisfazer os bensmais básicos como a nossa saúde e alimentação. Mas, isso nem sempre é possível, principalmente nos países em desenvolvimento, onde há uma grande escassez monetária. Serve de exemplo Zimbabwe, paíslocalizado na África do Sul, que foi declarado oficialmente a nação mais pobre do mundo, com um PIB (Produto Interno Bruto) de apenas 200 dólares per capita. Obviamente, a sua população de quase 13...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cartoon e quadrinhos
  • Charges e cartoon
  • Interpretação de uma cartoon
  • Ilustração e cartoon
  • Portugu S Cartoon
  • Charge, cartoon e propaganda
  • Texto expositivo, publicitário e cartoon
  • Charge Tirinha e Cartoon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!