Cartola Riach O E Chit Ozinho Xoxor

985 palavras 4 páginas
UNIVALI – CAMPUS Balneário Camboriú
Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação, Turismo e Lazer
História e Patrimônio Cultural
Prof°. André Soltau
Acadêmico: Bruno Carvalho da Silva

CARTOLA

"Bate outra vez, com esperanças o meu coração/ Pois já vai terminando o verão, enfim/ Volto ao jardim, na certeza que devo chorar/ Pois bem sei que não queres voltar para mim/ Queixo-me as rosas, mas que bobagem/ As rosas não falam/ Simplesmente as rosas exalam/ O perfume que roubam de ti, ai/ Devias vir, para ver os meus olhos tristonhos/ E quem sabe sonhar os meus sonhos, por fim."

Esta é a letra de As Rosas Não Falam, uma das mais belas e mais conhecidas composições de Cartola, um compositor de inquestionável destaque na história da música popular brasileira.
Este documentário, dirigido por Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, retrada a vida de Angenor de Oliveira, o “Cartola”, (*11/10/1908 * 30/11/1980) é natural da cidade do Rio de Janeiro, do bairro do Catete. Teve 3 irmãos, e passou toda a sua vida no morro da mangueira. Teve 2 Esposas
Angenor teve uma das mais brilhantes carreiras musicais do Brasil. Foi o músico que deu início ao carnaval moderno do Rio, criando a primeira escola de samba do Brasil Junto com seis amigos, no dia 28 de abril de 1928, fundou a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Ele escolheu as cores - verde e rosa - e passou a ser o diretor de harmonia da escola.
Com o compositor João Nogueira, participou do projeto Pixinguinha, tocando e cantando por todo o país. Em 1977, voltou a desfilar pela Mangueira, depois de 28 anos.
Sua carreira foi marcada por altos e baixos, principalmente por ser interferida por sua vida sentimental. Foi amigo de vários cantores e artistas famosos brasileiros. Tinha nas suas composições a essência do samba de raiz e carregava consigo o talento de compor músicas com o lirismo proveniente dos boêmios, a exaltação a mulher, a tristeza expressada nas músicas, tudo isso contribuiu para que Angenor, mesmo

Relacionados